Chá e café pode ajudar a evitar a demência

Um novo estudo mostrou que beber chá e café, separadamente ou em combinação, está associado a um menor risco de acidente vascular cerebral e demência; isso é tudo que sabemos

Fonte: CENÁRIOMT

Chá e café podem proteger o cérebro da demência, diz estudo
Chá e café podem proteger o cérebro da demência, diz estudo FOTO:PIXABAY

As bebidas preferidas de muitas pessoas são o chá e o café , e embora haja quem alerte para os seus possíveis riscos para a saúde, a verdade é que um novo estudo mostrou que ambos podem ser uma das melhores opções para proteger o cérebro e prevenir algum acidente vascular cerebral e demência -como Alzheimer ou vascular-; e até mesmo demência pós-AVC.

De acordo com o estudo “Consumo de café e chá e risco de desenvolver acidente vascular cerebral, demência e demência pós-acidente vascular cerebral: um estudo de coorte no UK Biobank”, publicado em novembro de 2021 , beber chá e café , separadamente ou em combinação, teria uma possível relação benéfica para proteger o cérebro contra o risco de acidente vascular cerebral, demência e demência pós-AVC, isso graças aos nutrientes das duas bebidas.

Leia também: O acontece com o corpo depois que você para de tomar café?

A preocupação dos especialistas que realizaram esta pesquisa destaca porque “globalmente, mais de 50 milhões de pessoas tiveram demência em 2019. Este número deverá aumentar para 152 milhões até 2050″; enquanto um acidente vascular cerebral “responsável por 10 por cento de todas as mortes em todo o mundo.” Por outro lado, ressaltam que ambos “compartilham cerca de 60% dos fatores de risco e proteção. Em princípio, estima-se que 90% dos acidentes vasculares cerebrais e 35% das demências possam ser prevenidos “, e uma das formas seria através dos nutrientes do chá e do café.

Para chegar à conclusão acima, os pesquisadores acompanharam  de perto 365.682 participantes do Reino Unido com idades entre 50 e 74 anos por mais de 10 anos; Para isso, “os modelos de riscos proporcionais de Cox foram usados ​​para estimar as associações entre o consumo de café/chá e a incidência de acidente vascular cerebral e demência “, embora tenham sido levadas em consideração variáveis ​​como sexo, idade, dependência de álcool ou tabagismo, tipo de dieta e história familiar de outras doenças, para citar alguns.

Analisando os dados registrados por 11 anos e quatro meses, os pesquisadores detalharam que ” beber café e chá separadamente ou em combinação estava associado a um menor risco de acidente vascular cerebral e demência . Beber café sozinho ou em combinação com chá estava associado a um menor risco de pós- – demência por acidente vascular cerebral.

Quanto café e chá devem ser bebidos para proteger o cérebro?

Sabemos que o chá e o café estão entre as bebidas mais consumidas em todo o mundo e que uma única pessoa pode tomar mais de uma xícara por dia, e os especialistas parecem alertar que esta última pode ser uma excelente forma de cuidar da saúde. entre os resultados do estudo destaca-se que:

  • Ingestão de café de 2 a 3 xícaras; A ingestão de chá de 3 a 5 xícaras ou a ingestão combinada de 4 a 6 xícaras foi associada à menor taxa de risco de acidente vascular cerebral e demência
  • Beber 2 a 3 xícaras de café com 2 a 3 xícaras de chá por dia foi associado a um risco 32% menor de acidente vascular cerebral e um risco 28% menor de demência
  • A ingestão de café sozinho ou em combinação com chá foi associada a um menor risco de demência pós-AVC.

De acordo com os achados, não se pode esquecer que ambas as bebidas são ricas em nutrientes , dentre os quais se destacam antioxidantes e outros compostos bioativos. Além disso, o chá é conhecido por ser uma fonte muito boa de cafeína, polifenóis catequinas e flavonóides, que ajudam a prevenir o estresse antioxidante e anti-inflamatório.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!