Sem dúvida , a cerveja é uma das bebidas mais populares devido à sua versatilidade, pois pode ser apreciada com amigos ou sozinho, e também pelo seu poder de matar a sede, principalmente quando o calor é avassalador.
Sabe-se que tudo em excesso faz mal, por isso seu consumo deve ser limitado e controlado, caso contrário, as pessoas que bebem grandes quantidades correm maior risco de doenças cardíacas ou derrame.
No entanto, os benefícios que sua ingestão pode trazer são variados, pois favorece a eliminação do colesterol ruim (LDL), melhora a função hepática e ajuda a ter um sono mais reparador. Além disso, um estudo recente determinou que aumenta a diversidade de bactérias intestinais.
Os benefícios da cerveja na saúde intestinal
A pesquisa, publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, teve como foco os homens e teve resultados reveladores, já que ter uma variedade maior de bactérias reduz as chances de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. Especificamente, a equipe realizou uma análise randomizada com 19 homens saudáveis que foram divididos em dois grupos. Durante quatro semanas eles beberam 325ml de cerveja, alcoólica ou não alcoólica , junto com o jantar todos os dias.
O resultado é animador para os amantes desta bebida. Depois de analisar amostras de sangue e fezes coletadas antes e depois desse período, eles descobriram que ambos os grupos apresentavam maior diversidade bacteriana em sua microbiota intestinal .
Além disso, eles detectaram níveis mais altos de fosfatase alcalina fecal , que é um indicador de melhor saúde intestinal; enquanto o peso, índice de massa corporal e marcadores séricos de saúde do coração e metabolismo não mudaram durante o estudo.
Segundo os autores, isso se explica pelos compostos presentes na cerveja, como os polifenóis, bem como por microrganismos que facilitam sua fermentação. Estes podem influenciar a variedade de micróbios no intestino humano.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!