O câncer do colo do útero , também conhecido como câncer de útero , é uma das doenças “silenciosas” que acometem as mulheres, devido ao fato de em seus estágios iniciais apresentar poucos ou quase nenhum sintoma, o que leva à sua detecção em fases iniciais. avançado.
Segundo dados do Medline Plus , dependente do governo dos Estados Unidos, é o terceiro câncer mais comum em mulheres no mundo, enquanto no Chile dados do Minsal o colocam como a segunda causa de morte na população feminina entre 20 e 44 anos .
Leia também: Esses alimentos podem aumentar o risco de câncer de pâncreas
Uma alta porcentagem desta doença é causada pelo vírus do papiloma humano (HPV), que se espalha através do contato com a pele ou através da relação sexual.
De acordo com a Clínica Alemã , “através de anos de estudo do HPV, foi estabelecido que as mulheres são mais propensas a serem infectadas se começarem sexualmente mais cedo”. Além disso, estabelecem que a promiscuidade e a gravidez múltipla também podem ser desencadeantes.
Sintomas do câncer do colo do útero
De acordo com a Clínica Mayo, durante os estágios iniciais do câncer não há sintomas ou sinais, por isso é essencial realizar exames preventivos.
Em estágios mais avançados da doença, pode ocorrer o seguinte:
- Sangramento vaginal após a relação sexual, entre os períodos ou após a menopausa
- Corrimento vaginal aquoso e sanguinolento que pode ser pesado e ter um odor desagradável
- Dor pélvica ou dor durante a relação sexual
Recomenda-se consultar um médico se alguma dessas condições existir.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!