Quais são os sintomas do câncer de rim? Os rins são pequenos órgãos em forma de feijão localizados em ambos os lados das costas. Dentro dela, o sangue é filtrado e limpo, eliminando as impurezas através da urina.
Como outros órgãos, ele pode desenvolver células cancerígenas na membrana que reveste os minúsculos tubos internos.
O câncer de rim geralmente aparece em pessoas com mais de 50 anos de idade e não há causas específicas conhecidas. É uma doença que tem como fatores de risco tabagismo, obesidade, hipertensão, certos medicamentos e doenças renais, além do histórico familiar.
No Chile, somente em 2020, foram mais de 2.000 casos desse tipo de câncer , o que é muito perigoso porque é quase indetectável em seus estágios iniciais. Os rins estão localizados muito profundamente no corpo, portanto, para sentir um tumor, ele já deve ser perigosamente grande.
Presume-se que 50 ou 60% dos casos, e acredito que atualmente mais porque no Chile não se mede, são detectado por um achado, um exame de imagem por outra coisa.
Quais são os sintomas do câncer de rim?
O único sintoma precoce que pode ajudar a detectar a doença é o sangue na urina . Mas manifestações como dor, caroços ou desconforto mais persistente ocorrem em casos mais avançados.
Da American Cancer Association explicaram que as principais manifestações da doença são:
- Sangue na urina (hematúria).
- Perda de apetite.
- Dor em um lado da parte inferior das costas.
- Cansaço ou fadiga.
- Perda de peso não intencional.
- Anemia.
- Febre de origem desconhecida.
O que posso fazer para me cuidar?
“A recomendação é fazer exames médicos a partir dos 40 anos, seja homem ou mulher, e com um médico de família para definir os exames necessários para controlá-los”, disse o especialista.
Não é como o câncer de próstata , em que todos os homens são recomendados a fazer o exame todos os anos após os 40 anos, mas caso a caso.
Agora, se seu pai ou sua mãe foi diagnosticado com câncer renal antes de completar 47 anos, a situação muda. “Nesse caso, corro o risco de ter câncer hereditário e então tenho que começar a fazer imagens a partir dos 18 anos “, explicou o Dr. Reyes.
De resto, levar uma vida saudável, não fumar, fazer exercícios, evitar o sobrepeso e a obesidade são recomendações e mudanças no estilo de vida que vão te ajudar a evitar futuros diagnósticos como esse.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!