Belo Horizonte, 16 de agosto, por Gabriela Scopel – Esta sentindo uma dorzinha chata nas costas? ou uma dor intensa na área do abdômen que se estende por dias? Cuidado! Isso pode ser a famosa “pedra no rim”, também chamada de cálculo renal.
Nesse sentido, hoje, falaremos brevemente sobre o que seria os cálculos renais ou, como conhecemos, “pedra nos rins”. Ademais, falaremos também sobre as causas mais comuns, formas de se tratar e a sua prevenção. Afinal, ninguém merece sentir essa dor que, para muitos, é considerada como uma das mais intensas que o ser humano pode sentir.
Leia aqui: Qual é a função do fígado e como melhorar a saúde desse órgão? Não perca tempo e aprenda agora mesmo
O que são os cálculos renais?
O cálculo renal, ou popularmente conhecido como pedra nos rins, nada mais é do que má formações, que são causadas por algumas massas sólidas que se formam dentro de nossos rins. Com isso, essa massa sólida que é formada cria uns pequenos pedaços de cristais que se alojam dentro de nosso rim.
Dessa forma, à medida em que esses cristais se movimentam, se é causado muita dor, e essa dor pode vir associada a náuseas e dificuldades da passagem da urina pela uretra. Sendo assim, os cristais, ao passarem pelo canal da urina, podem acabar causando ferimentos que, com o tempo, geram danos permanentes.
Cálculo renal e pedra nos rins são a mesma coisa ?
Popularmente conhecemos o cálculo renal como pedra nos rins, mas existe diferença entre os dois? A resposta é sim. O que chamamos e conhecemos como “pedra nos rins“, como o próprio nome já diz, são alguns cálculos que podem se formar dentro dos rins.
A diferença, portanto, para o cálculo renal, consiste apenas no fato de que o cálculo (massa sólida), pode se formar não apenas no rim, mas em qualquer outro lugar do sistema urinário humano.
Quais são os sintomas? como tratar?
Por fim, o principal sintoma que o cálculo renal pode causar no corpo humano é uma dor forte e bastante aguda na região do abdômen, dor na região das costas próximos a lombar e, no caso dos homens, essa dor pode se estender até aos testículos.
Entretanto, fique atento, pois o cálculo renal também pode causar náuseas, calafrios pelo corpo, desejo de urinar a todo momento, sensação de queimação e, em alguns casos, a urina pode vir acompanhada de sangue também.
Desse modo, uma das principais formas de tratamento para quem está com o cálculo renal é beber bastante água, pois ajuda na eliminação dos cristais formados dentro do rim. Uma outra maneira é fazer o uso de analgésicos para aliviar e ajudar na fragmentação das pedras.
Em ultimo caso, dependendo do tamanho do cálculo, poderá ocorrer uma intervenção cirúrgica para a retirada da pedra. Lembre-se que seu médico deverá sempre ser consultado, combinado? Caso você queira saber mais sobre pontos importantes sobre a sua saúde, confira o nosso blog!
Continue lendo: Dor de garganta no inverno: saiba como prevenir o mal-estar e como melhorar as dores