Como tratar a tratar artrite reumatóide? Existem plantas medicinais que nos são mais familiares, como a aloé vera , e outras que, pelo contrário, conhecemos menos, parecem-nos mais exóticas, mas também têm um bom número de propriedades saudáveis.
Uma delas é a boswelia que, como nos conta a empresa farmacêutica Mar Sieria, é um gênero de árvores muito valorizado por suas gomas-resinas, que é sua parte medicinal.
Leia mais: 3 plantas medicinais para aliviar a dor da artrite
“Segundo a Farmacopeia Europeia, consiste no exsudato obtido por incisão no caule ou ramos da Boswellia, seco à temperatura ambiente. Boswellia é a origem do incenso usado nos templos religiosos orientais. Para isso, são utilizadas a Boswellia serrata e outras três variedades dessa planta originárias das serras da Índia”, explica o especialista.
Usado na medicina ayurvédica
É usada há séculos, e o farmacêutico também nos conta que nos antigos textos da medicina ayurvédica a utilidade da boswellia é descrita no tratamento de doenças reumáticas, como artrite , digestivas, hepáticas, do trato urinário, doenças respiratórias como asma, tosse e bronquite e para purificar o sangue, entre outras aplicações. “São tantas as virtudes e sua eficácia é tão comprovada, que nos últimos anos essa planta também começou a ser usada com bons resultados no resto do mundo, principalmente na Europa”, conta.
Quais são os benefícios contra a artrite reumatóide
A Boswellia tem propriedades para a saúde das articulações e é frequentemente usada para tratar doenças crônicas, como a artrite reumatóide . Vários dados científicos demonstraram que entre os ingredientes ativos da Boswellia, destacam-se os ácidos boswellicos, que têm uma importante ação inibitória sobre uma enzima pró-inflamatória (5-lipooxigenase) que causa inflamação, demonstrando assim a sua capacidade anti-inflamatória.
Entre seus inúmeros benefícios estão:
- Efeito anti-inflamatório, reduzindo o desconforto devido à inflamação nas articulações.
- Propriedades antioxidantes que retardam o desgaste das articulações.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Melhora a mobilidade em pacientes com condições reumáticas, como artrite ou osteoartrite.
- Melhora a cicatrização de feridas.
“Essa valiosa resina também é utilizada com bons resultados no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite ulcerativa, favorecendo a remissão dos surtos e reduzindo sua frequência”, acrescenta Mar Sieira.
Como aproveitá-lo
O especialista nos diz que o extrato de boswellia deve conter aproximadamente 65% de ácidos boswellicos. Está disponível em comprimidos, cápsulas e extrato líquido, que também pode ser usado topicamente nas articulações. A eficácia terapêutica desta planta nas doenças articulares e reumáticas é potenciada quando atua em sinergia com a cúrcuma ou o gengibre, pelo que por vezes pode ser encontrada combinada nas diferentes preparações existentes no mercado.
“Boswellia não é tóxica e não tem contraindicações ou efeitos colaterais. Não existem dados sobre a sua segurança durante a gravidez e lactação, pelo que é preferível evitar a sua utilização nestes casos”, conclui o farmacêutico.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!