Beijar melhora a saúde? Isso diz ciência

Fonte: CENÁRIOMT

Beijar melhora a saúde? Isso diz ciência
Beijar melhora a saúde? Isso diz ciência FOTO:PIXABAY

Beijar melhora a saúde? De todas as formas de demonstrar afeto, o beijo é uma das mais universais. Em quase todo o mundo, a união dos lábios de duas pessoas é considerada uma das formas mais óbvias de demonstração de afeto.

Mas além das conotações amorosas que esse ato pode ter, existem motivos de saúde que são a desculpa perfeita para beijar a pessoa amada pelo menos uma vez por dia.

Segundo a escritora e pesquisadora Andréa Demirjian, o beijo ajuda a baixar a pressão arterial , o que também beneficia as mulheres que sofrem com a TPM e libera o estresse.

“ O beijo prolongado aumenta a produção de saliva, o que ajuda a manter a boca, os dentes e as gengivas saudáveis. Além disso, aumenta a imunidade ao se expor aos germes do parceiro, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico”, destaca o Departamento de Saúde australiano.

Beijar é bom, e isso não é uma questão de interpretação. De fato, a produção de ocitocinas, os chamados “hormônios da felicidade” é aumentada por abraços, beijos ou apertos de mão do parceiro , o que ajuda a melhorar seu estado de saúde.

“Níveis mais altos de oxitocina têm sido associados a melhores condições de sono e menos pesadelos . Além disso, as oxitocinas são um dos muitos hormônios relacionados ao apetite que dizem ao nosso corpo quando parar de comer.

“Quando as oxitocinas são liberadas por abraços, beijos ou mãos dadas com seu parceiro, elas têm o mesmo efeito que os hormônios liberados após uma boa refeição , o que basicamente faz você se sentir satisfeito, o que ajuda na perda de peso.” Universidade da Pensilvânia.

Existem diversos benefícios associados ao ato de beijar:

O beijo pode ajudar a liberar hormonios como a serotonina dopamina e ocitocina
Aumento da felicidade: O beijo pode ajudar a liberar hormônios como a serotonina, dopamina e ocitocina
  1. Aumento da felicidade: O beijo pode ajudar a liberar hormônios como a serotonina, dopamina e ocitocina, que são associados ao prazer e à felicidade.
  2. Redução do estresse: O beijo pode ajudar a reduzir o nível de cortisol, o hormônio do estresse, no organismo.
  3. Melhora do sistema imunológico: O contato físico que ocorre durante o beijo pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a produção de anticorpos.
  4. Fortalecimento dos laços emocionais: O beijo pode ajudar a estreitar a intimidade e o vínculo emocional entre duas pessoas, o que é importante para a saúde de um relacionamento.
  5. Queima de calorias: O beijo pode ser uma forma de exercício físico, queimando algumas calorias e melhorando a circulação sanguínea.
  6. Melhora do hálito: O beijo pode ajudar a remover as bactérias e restos de comida da boca, melhorando o hálito.
  7. Redução da dor: O beijo pode ajudar a liberar endorfina, um analgésico natural produzido pelo corpo, que pode ajudar a reduzir a dor.

É importante lembrar que os benefícios do beijo podem variar de pessoa para pessoa e que o beijo só é benéfico quando praticado de forma consensual e saudável.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).