Sabemos como pode acabar uma noite de amigas que teve uns gins a mais ou uma ocasião especial que bebeu todas e no outro dia aquela sensação de quase “morte”. Aprenda um truque para combater a ressaca.
Os efeitos do dia seguinte não são para brincar: dor de cabeça, náuseas, boca seca, corpo cansado e um mood ‘vampira’ (de quem não quer ver luz, ouvir um piu ou mover-se para fora do sofá antes do sol se pôr).
Saiba mais: Exagerou na bebida? Dicas para curar a ressaca
Os truques, que devem começar por ser aplicados no próprio momento em que estamos bebendo, envolvem a escolha certa de alimentos e bebidas para ajudar o corpo a se recuperar da ressaca.
Durante a noite
O truque? Ir amenizando os efeitos do álcool com o poder do H2O.
O mais importante é não haver excessos, mas mesmo que existam, tentar sempre minimizar as consequências, hidratando o corpo ao longo da noite. Beber um gole de vinho deve ser seguido de dois golos de água, para que se possa prevenir a desidratação e a consequente ressaca.
Mas há bebidas mais benéficas que outras. Os licores é a sua preferida? Pois, esta é exatamente a que está no topo da lista das proibidas e que deve evitar a todo o custo.
Se o que adora são as bebidas destiladas, combine-as com refrigerantes e água tónica que sejam light.
No dia seguinte
Nos dias seguintes a uma noite com excessos a nível do álcool, a alimentação deverá ser especialmente cuidada. “No dia seguinte, temos que tentar consumir o máximo de alimentos alcalinos, pois o álcool aumenta o nível de acidez do organismo”, sugere a nutricionista.
As suas refeições devem, por isso, ser leves e nutritivas. Para o almoço, opte pelas saladas e inclua pepino, abacate, brócolos e espinafres e para os lanches procure beber sucos alcalinos.
Sugestão: ½ abacate, ½ pepino, uma colher de chá de curcuma e um cacho de uvas.