Sabe aquela água quentinha que deixa as pessoas relaxadas ao final de um dia estressante? Pois é! Banho quente ajuda a combater a depressão.
Segundo um novo estudo publicado na New Scientist, tal prática pode ter efeitos mais eficazes que fazer exercício físico.
Vale ressaltar que a pesquisa demonstrou que para obter resultado é: um banho quente ajuda a combater a depressão. Pois água quente em excesso, prejudica a pele, o couro cabeludo e também os fios capilares.
Como foi feita a pesquisa?
Os autores do estudo da Universidade de Freiberg, na Alemanha, afirmam que um banho de meia hora à tarde, com temperatura de 40º C, ajuda a elevar a temperatura do corpo e a restaurar o ritmo circadiano (as mudanças físicas e bioquímicas que o corpo sofre ao longo do dia – o ciclo biológico) que afeta todos os nossos órgãos, incluindo o cérebro.
45 pessoas com depressão foram divididas em dois grupos. Um deles tomou banhos diários de água quente até 30 minutos e depois permaneceram mais 20 enrolados em mantas e garrafas de água quente. O outro fez exercício físico duas vezes por semana, durante 45 minutos.
E os resultados?
Oito semanas mais tarde, quem tomou banho apresentou uma média de seis pontos a menos numa escala de depressão, enquanto o grupo de exercício apenas apresentou menos três pontos.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!