Como tratar a azia? Esse desconforto digestivo causa uma sensação de queimação na boca do estômago que sobe até a garganta.
Ocorre quando parte do ácido que está no estômago volta e passa para o esôfago , levando à irritação dessa área.
É verdade que por trás disso pode haver um problema como uma hérnia hiatal (que causa refluxo gastroesofágico, ou seja, os ácidos do estômago sobem causando queimação), mas na maioria dos casos o principal culpado é o que você come .
Dieta para combater a azia
1. COMA ALIMENTOS COM AÇÃO ANTIÁCIDA
Aveia, abobrinha e abóbora, banana, maçã, batata cozida e mamão são um verdadeiro bálsamo para o estômago. Amolecem a mucosa digestiva e previnem o refluxo.
2. EVITE REFEIÇÕES ABUNDANTES
Comer demais enche demais o estômago, o que retarda seu esvaziamento e aumenta o risco de azia. E procure mastigar bem cada garfada e comer devagar, sem pressa.
3. EVITE FRITURAS E PRATOS MUITO CONDIMENTADOS
Pratos muito condimentados e gordurosos favorecem a acidez. Deve-se evitar certos temperos (como pimenta, páprica, mostarda), frituras e empanados e optar por carnes mais magras (como frango, coelho ou peru). Tome laticínios desnatados e prescinda de creme, manteiga, molhos gordurosos, etc. Cozinhe com técnicas simples e não adicione gordura às suas preparações.
4. ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVE LIMITAR MESMO QUE SEJAM SAUDÁVEIS
É importante não abusar de certos alimentos como pepino, frutas cítricas, pimentão, tomate, chocolate, cebola, alho ou alho-poró, porque eles têm maior capacidade de causar acidez do que outros. Portanto, se você tem tendência a ter azia, não abuse deles e, se os comer, faça-o com o estômago cheio.
5. GERENCIE O ESTRESSE
O estresse pode ter uma grande influência quando se trata de azia, porque se você não estacionar os problemas ao se sentar à mesa, o nervo vago (que liga o estômago ao cérebro) enfraquece e os sucos gástricos do estômago aumentam.
6. COMA EM UM AMBIENTE TRANQUILO
Devemos insistir nisso, pois a digestão é controlada pelo sistema nervoso parassimpático, aquele que predomina quando você relaxa .
Este sistema é o que dá ordem às glândulas que secretam os sucos gástricos e regula os movimentos dos órgãos e vísceras envolvidos no processo digestivo.
7. RESERVE UM TEMPO PARA COMER
Mastigue sempre devagar e não deixe sua mente “trazer” problemas enquanto você come.
8. EVITE CAFÉ E OUTROS IRRITANTES
Além do café, evite chocolate , álcool , caldos de carne, gorduras aquecidas e refrigerantes.
9. SIGA A DIETA MEDITERRÂNEA
É rico em legumes, peixe e azeite. Vários estudos mostraram que geralmente é mais eficaz do que o uso de drogas para acalmar a acidez estomacal.
10. CONSUMA ÁCIDO FÓLICO
De acordo com algumas pesquisas, esta vitamina (B9) pode reduzir o refluxo ácido. Mais estudos são necessários para comprová-lo, mas não custa nada garantir as doses ideais em sua dieta (300-400 microgramas por dia).
O ácido fólico é encontrado principalmente em vegetais de folhas verdes (rúcula, espinafre, escarola, agrião, acelga) e no amendoim, feijão, abacate…
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.