Como prevenir o envelhecimento das artérias? A arteriosclerose é uma doença de longa duração em que substâncias como o colesterol se depositam nas artérias formando uma placa que aumenta o risco de ruptura ou obstrução.
Não existe um único nutriente capaz de limpar as artérias e mantê-las saudáveis, mas existe uma alimentação que cuida delas. E não só porque previne a formação da placa ateromatosa, mas também porque fornece nutrientes que mantêm as artérias flexíveis .
A dieta que protege sua saúde arterial é rica em frutas e vegetais com ação antioxidante que previne o envelhecimento das artérias. Também inclui gorduras boas , como ômega 3 de peixes oleosos ou nozes, alicina de alho ou fibra de legumes ou antioxidantes de maçã.
E, para temperar e dar sabor aos seus pratos, não se esqueça de ingredientes como o açafrão , um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais que existem. Inclua-o em seus pratos para dar cor e um toque picante às suas receitas.
Como prevenir a arteriosclerose:
Abacate
Além de um interessante aporte de vitaminas e minerais, o abacate contém grande quantidade de gorduras insaturadas, principalmente o ácido oleico (o mesmo que está presente no azeite virgem).
- Experimentos com animais mostraram que melhora a contração e o relaxamento das artérias, ou seja, ajuda a manter sua boa flexibilidade (que se perde com o avanço da doença arteriosclerótica porque as artérias se tornam mais rígidas).
- Apesar de ser calórico (um pedaço pesa entre 200 e 250 gramas e fornece cerca de 320 calorias), o abacate tem a enorme vantagem de saciar por muito mais tempo, para que você não precise comer demais.
- Se considera que um dia é demais, consuma metade e guarde o resto para que não oxide (não escureça) porque significaria que perdeu parte das suas propriedades cardiovasculares.
Leguminosas
Consumi-los três ou quatro vezes por semana para reduzir os lipídios ou gorduras do sangue não é uma recomendação nova.
- Há muito se sabe que a fibra dietética (que obtemos dos alimentos) “se liga” às moléculas de colesterol e ajuda a arrastá-las e removê-las para que não se acumulem ou sejam excessivamente absorvidas.
Peixe azul
Nas consultas sobre colesterol e triglicéridos, fala-se cada vez mais dos benefícios que os ácidos gordos ómega 3 dos peixes gordos nos trazem.
- Muitos especialistas até recomendam suplementar a dieta com óleo de peixe para ganhar saúde cardiovascular. Porém, cada caso é muito particular e deve-se ter cautela quanto a isso.
- O que podemos recomendar é que você coma salmão e outros peixes gordurosos (de preferência pequenos) porque seus ácidos graxos ajudam – entre outras coisas – a evitar que o sangue coagule excessivamente, algo que pode acabar danificando as artérias.
Tomates
Felizmente, é uma das hortaliças mais presentes nos lares espanhóis, por isso são muitas as pessoas que se beneficiam de seus efeitos cardioprotetores.
- Está provado que seu licopeno pode melhorar a função vascular e contribui para a prevenção de distúrbios cardiovasculares.
- Este antioxidante é solúvel em gordura e, por isso, é melhor utilizado quando comemos tomates após cozinhá-los com azeite (é liberado quando entra em contato com algum tipo de óleo ou gordura).
Alho
Está mais do que comprovado: o alho tem efeito protetor contra o excesso de lipídios (gorduras) no sangue e também contra a formação de placas ateroscleróticas nas artérias coronárias.
- Embora muitos especialistas optem por recomendar suplementos à base desse tubérculo (onde a concentração é maior e evita-se o efeito indesejado do sabor e cheiro característicos), incluí-lo diariamente em nossas refeições também ajuda todo o sistema cardiovascular em geral e as artérias em especial.
Vegetais de folhas verdes
Eles são uma excelente fonte de nutrientes benéficos para sua saúde. Eles fornecem uma grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras…
- Em sua composição nutricional, destaca-se uma substância chamada luteína, especialmente útil para limpar os ductos arteriais e prevenir seu espessamento.
- Espinafre, alface, acelga, aipo, agrião canon… Muitas vezes inclua todos os tipos de vegetais de folhas verdes em sua dieta para promover sua saúde cardiovascular.
Cebola
É também um dos alimentos mais recomendados para cuidar das artérias , devido à sua riqueza em substâncias antioxidantes e compostos sulfurados.
- Um estudo da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) mostrou que comer uma cebola média por dia reduz o risco cardiovascular e o colesterol em 15%.
Chá verde
Esta bebida contém catequinas e epicatequinas, que se acredita serem responsáveis pela maior parte de seus efeitos benéficos.
- Fazem parte da grande família dos flavonoides, que contribuem (se consumidos regularmente) para manter as artérias em melhores condições.
Nozes
Mais uma vez nos encontramos com um alimento calórico, mas altamente recomendado para a saúde do coração.
- Se você tomar 3 ou 4 diariamente , estará garantindo que seu músculo cardíaco receba os nutrientes certos.
- Pesquisas confirmam que sua composição gordurosa (é rica em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas) mantém em bom estado a parede endotelial (a camada que reveste o interior das veias e artérias e é alterada pela arteriosclerose) .
Açafrão
Nem todo mundo se acostuma com seu sabor, mas encorajamos você a experimentá-lo.
- O pigmento que lhe dá a tonalidade amarelada (um polifenol) tem excelentes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a viver muitos anos com um coração forte e saudável.
- Geralmente é comercializado moído, embora você também possa encontrar o rizoma inteiro e seco e ralá-lo ou moê-lo ao consumi-lo.
- Você pode adicionar açafrão a todos os tipos de preparações: em seus ensopados de legumes, em farinhas batidas, em pratos de massa ou até mesmo em molhos leves.
Sementes de chia
Embora faltem estudos para comprovar seus benefícios reais, parece que os antioxidantes nas sementes de chia podem ajudar a manter as artérias saudáveis (juntamente com outros bons hábitos).
- Foi comprovado que seus ácidos graxos ômega 3 ajudam a reduzir os níveis de inflamação interna.
- As sementes de chia são muito versáteis. Tente adicioná -los crus às suas saladas, iogurtes ou smoothies. Você também pode hidratá-los com água e desfrutar de colheradas de sua textura em gel.
Maçã
Você se lembra da frase “uma maçã por dia mantém o médico longe” ? Bem, parece que teríamos que acrescentar que ele faz o mesmo com o cardiologista.
- Pesquisadores da Universidade de Ohio (EUA) descobriram que comer um pedaço por dia durante quatro semanas pode reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e reduzir as chances de “oxidação”.
Amoras
Na maioria das casas ainda não foram incluídos na lista de alimentos essenciais e, no entanto, não devem faltar nas nossas despensas .
- Um copo diário ajuda a reduzir a pressão arterial excessivamente alta e reduz a rigidez arterial em quase 7%, como foi comprovado.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!