Aprenda a diferença entre resfriado e gripe?

Fonte: CENÁRIOMT

Aprenda a diferença entre resfriado e gripe?
Aprenda a diferença entre resfriado e gripe? FOTO:PIXABAY

diferença entre resfriado e gripe, pois ambas patologias compartilham muitos sintomas, mas não todos. Um sinal para distingui-los é que a gripe geralmente começa abruptamente, pode forçá-lo a ir para a cama e é conveniente observar que não se complica. O frio é muito chato, mas menos agressivo.

Cerca de 10% da população contrai a gripe a cada ano. Essa família de vírus é especialmente contagiosa e deixa você fora do mercado por pelo menos uma semana . Você pode estar em ótima forma um dia e no dia seguinte se sentir fraco e apenas querendo ir para a cama.

A incidência da gripe é tão alta porque é transmitida muito rapidamente : com apenas algumas gotículas de saliva expelidas ao falar, tossir ou espirrar, ou simplesmente tocar em objetos contaminados pelo vírus, é possível se infectar. É por isso que lavar bem as mãos é tão importante.

SAIBA MAIS SOBRE A DIFERENÇA ENTRE RESFRIADO E GRIPE

Embora a gripe e o resfriado possam ser muito semelhantes, é importante saber diferenciar os sintomas de cada doença para tratá-la de forma eficaz.

1. NARIZ ESCORRENDO

A coriza é uma das principais características de um resfriado e pode ser acompanhada de congestão nasal . Por outro lado, quando estamos gripados, o nariz costuma estar limpo .

2. ESPIRROS

Como um nariz escorrendo, o espirro é um sintoma clássico de resfriado , durante o qual ocorre com frequência. Na gripe ocorrem apenas ocasionalmente .

3. COCEIRA NOS OLHOS

Embora seja um sintoma que geralmente está mais associado a um processo alérgico, também pode acontecer com um resfriado . Durante a gripe, a coceira nos olhos raramente aparece .

4. FEBRE

Com a gripe , costuma aparecer febre e em alguns casos é muito alta, sintoma ao qual se deve estar atento devido ao risco de infecção. Ter febre por 3 ou 4 dias é normal , pois é sinal de que suas defesas estão combatendo o vírus, mas se durar mais dias pode ser sinal de alguma complicação . No caso de um resfriado , a febre aparece raramente e geralmente não é alta.

5. DORES MUSCULARES

As dores musculares típicas são típicas da gripe . Na verdade, eles podem ser muito intensos nas pernas e nas costas . Em vez disso, eles aparecem apenas algumas vezes quando estão resfriados .

6. DOR DE CABEÇA

Se você estiver gripado, quase certamente sofrerá de dores de cabeça muito intensas . Com um resfriado eles aparecerão apenas ocasionalmente .

7. TOSSE

Um dos pontos comuns entre resfriado e gripe é a tosse . O sinal que permitirá identificar se é uma coisa ou outra será o muco .

A tosse pode aparecer no frio e às vezes pode ser acompanhada de muco, enquanto a tosse não produtiva (tosse seca sem muco) é um sintoma da gripe.

8. DOR DE GARGANTA

Dor de garganta é outro sinal claro e freqüente de um resfriado . No caso da gripe é mais ocasional .

DICAS PARA ALIVIAR OS SINTOMAS

Uma gripe mal curada pode cobrar seu preço . Portanto , não subestime e comece a se cuidar desde os primeiros sintomas.

Se você agir aos primeiros sinais de desconforto , será muito mais suave . Não se trata de cortá-lo, mas de reforçar suas defesas para que a luta seja rápida e o vírus não cause estragos em seu corpo.

Siga estas dicas e você notará alívio. Claro, se os sintomas piorarem ou você não notar melhora em uma semana, consulte seu médico imediatamente .

BANHO HIPERTÉRMICO CONTRA CALAFRIOS

Esses tremores (na verdade, contrações musculares) são a maneira de seu corpo se aquecer. Eles geralmente anunciam a gripe antes que a febre suba.

  • Encha a banheira até a metade com água a 37º e entre.
  • Abra a torneira e vá adicionando água quente até o limite que você aguentar (claro que você não deve se queimar). Normalmente mantém-se entre 39º e 42º.
  • Fique 15 minutos e adicione água quente enquanto esfria. Se você não suporta a alta temperatura, pode tomar um banho em menos graus, mas por mais tempo.
  • Saia da banheira devagar e enrole-se em uma toalha quente para não passar frio . Fique assim por alguns minutos.
  • Evite este banho se já estiver com febre ou má circulação.

CONTROLE A FEBRE

  • Coma pouco. Além disso, você certamente não estará com fome. Tenha em mente que a alta temperatura do corpo impede a correta digestão dos alimentos, com a qual mais toxinas são geradas com os alimentos e que “alimentam” os vírus.
    • Beba líquido. Água, infusões, sumos de fruta e vegetais diluídos em água… Comer não é “conveniente” para si, mas beber sim. Você tem que compensar a perda de líquidos devido à transpiração causada pela febre.

    Se estiver muito alto, você deve abaixar porque, além de se sentir mal, pode ser perigoso.

    • Enrole as panturrilhas dos tornozelos aos joelhos e separadamente com dois panos bem embebidos em água fria.
    • Cubra e remova os panos quando estiverem quentes. Renove-os até a febre baixar.
    • A água fria reduz a temperatura e ativa o sistema imunológico, por isso é uma aliada contra a febre.
    • Ao contrário do que muitos de nós fazemos, não temos que embrulhar muito (especialmente crianças). Devemos deixar o calor “sair” do corpo.

    ACALMA A TOSSE SECA

    • Não coloque o aquecimento no alto nem durante o dia nem à noite, pois resseca o ambiente.
    • Para manter um bom nível de umidade, coloque um umidificador no cômodo onde você descansa ou uma panela descoberta com água fervente.
    • Beba líquidos para manter a garganta hidratada e evite café, chá e refrigerantes. A cafeína que eles contêm seca a garganta .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.