Apneia do sono aumenta as chances de ter câncer

Fonte: CENÁRIOMT

Apneia do sono aumenta as chances de ter câncer
Apneia do sono aumenta as chances de ter câncer FOTO:PIXABAY

Vocâ sabia que a apneia do sono aumenta as chances de ter câncer? Em uma apresentação no Congresso Internacional da European Respiratory Society (ERS) em Barcelona, ​​​​três estudos diferentes mostraram que sofrer de um distúrbio do sono, como apneia obstrutiva , pode ser ainda mais complicado para a saúde do que se pensava anteriormente.

De acordo com publicações , pode aumentar as chances de demência , doenças cardíacas ou até problemas graves de saúde, como câncer .

O que é apneia obstrutiva do sono?

Este é um distúrbio respiratório em que sua respiração para repetidamente à noite, para que seu corpo não receba oxigênio suficiente enquanto você dorme.

Existem vários tipos de apnéia, mas quando se trata de apnéia obstrutiva, começa com um bloqueio nas vias aéreas superiores, impedindo o fluxo de ar.

Conforme explicado pelo National Heart, Lung and Blood Institute dos Estados Unidos , as amígdalas na garganta ou a obesidade são algumas das razões pelas quais a obstrução ocorre.

Uma das manifestações habituais da apneia do sono é o ronco, mas quem sofre com ele também pode sentir fadiga ou cansaço excessivo durante o dia, boca seca ou dor de cabeça, segundo a organização de saúde americana .

Qual é a sua relação com o câncer?

Pacientes com apneia obstrutiva do sono (AOS) são conhecidos por terem um risco aumentado de câncer, mas não está claro se isso se deve à própria AOS ou a fatores de risco relacionados ao câncer, como obesidade, doenças cardiovasculares, alterações metabólicas e estilo de vida.

Mas agora, depois de analisar dados de mais de 62.000 pacientes, Palm e sua equipe determinaram que a apneia do sono está diretamente relacionada ao diagnóstico de câncer, independentemente de outros fatores de risco associados.

“Descobrimos que os pacientes com câncer tinham AOS um pouco mais grave”, acrescentou o autor. Especificamente, a privação de oxigênio foi relatada por pessoas com câncer de pulmão , seguidas por aquelas com tumores de próstata e melanoma maligno .

Com base em seus resultados, a manutenção desse tipo de apneia sem tratamento poderia ser considerado um novo fator de risco para o desenvolvimento dessa doença maligna, mas o autor explica que essa relação não significaria que todos os pacientes com AOS devam ser constantemente verificados para qualquer tipo de apneia.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).