A apendicite ocorre quando o apêndice, um órgão cuja função específica é desconhecida e que está ligado ao intestino grosso, fica infectado e inflamado. Essa condição pode ocorrer devido à colonização bacteriana no abdômen, trato digestivo ou acúmulo de fezes no apêndice.
Estima – se que cerca de 7% da população sofrerá de apendicite em algum momento de suas vidas, é até a causa mais frequente de cirurgias abdominais no Chile e no mundo, pois, se não tratada a tempo, pode ser muito perigosa .
No caso das crianças, se elas não receberem atendimento médico, a bactéria responsável pela infecção se espalhará pelo resto do corpo, resultando em diagnósticos mais complicados e que podem até ser fatais.
É por isso que os médicos recomendam simplesmente remover cirurgicamente o órgão afetado por meio de laparoscopia.
Estes são os sintomas de apendicite em crianças
A dor na região do abdômen costuma ser a principal manifestação e um desconforto ao qual os pais estão sempre mais atentos, mas não é um indicador exclusivo de apendicite, por isso outros sinais devem ser avaliados.
Do site especializado Nemours Children’s Health eles explicam que alguns dos sintomas que as crianças com apendicite apresentam são:
- Forte dor ao redor do umbigo e na parte inferior do lado direito do estômago, especialmente sensível ao toque.
- Febre.
- Perda de apetite.
- Nausea e vomito.
- Diarréia.
- Inflamação do estômago.
No mesmo portal de saúde infantil recomendam a visita imediata ao médico se houver suspeita de que uma criança possa estar com apendicite.
Além disso, eles alertam que se a dor irradiar pelo abdômen ou se a febre chegar a 40°C, significa que o apêndice foi perfurado. Deve-se notar que esta grave complicação médica pode levar a peritonite , abscesso ou até sepse.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!