Alimentos que ajudam o sistema imunológico das crianças

Fonte: CENÁRIOMT

Alimentos que ajudam o sistema imunológico das crianças
Alimentos que ajudam o sistema imunológico das crianças FOTO:PIXABAY

A alimentação desempenha um papel essencial no sistema imunológico das crianças e existem dados que ligam as deficiências nutricionais ao aumento do risco de infecções.

A relação entre a alimentação e o sistema imunológico não é simples ou direta. Existem três fatores que estão inter-relacionados: os nutrientes recebidos através da alimentação, o sistema digestivo da criança e por fim a microbiota intestinal. A relação entre esses três elementos desde a infância é o que vai determinar um sistema imunológico forte.

Na combinação de alimentos em uma alimentação variada que encontramos o superalimento.

No entanto, existem alimentos com maior teor de alguns nutrientes que têm uma relação mais direta com a resposta imune. Esses nutrientes são encontrados nos alimentos que consumimos regularmente e devem ser combinados em uma dieta variada.

ALIMENTOS RICOS EM ZINCO

O zinco suporta a função imunológica . Em países com alto índice de desnutrição, explica o Dr. Moreno, observou-se que o uso de soluções de reidratação oral suplementadas com zinco aumenta a resposta imune contra infecções gastrointestinais.

  • Frutos do mar : as ostras são as que possuem maior quantidade de zinco. Mexilhões, caranguejos e amêijoas também contêm zinco.
  • Carnes (carne magra, porco, cordeiro e aves).
  • Laticínios (queijo, iogurte ou leite).
  • Gema de ovo .
  • Leguminosas : grão de bico, lentilha.
  • Nozes .
  • Grãos integrais .

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

A vitamina C é um antioxidante e os antioxidantes ajudam a proteger as células dos danos dos radicais livres. A vitamina C é encontrada em alimentos de origem vegetal:

  • Frutas : especialmente kiwi , melão, frutas cítricas, morangos.
  • Legumes : brócolis , couve de Bruxelas, couve-flor, pimentão vermelho e verde, espinafre ou repolho são alguns dos vegetais que contêm mais vitamina C. Para conservar as vitaminas é preferível cozinhá-las no vapor .

ALIMENTOS RICOS EM FERRO

O ferro é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e foi observado que sua deficiência afeta a resposta do organismo a infecções. Está presente nos alimentos em duas formas: heme e não heme.

  • O ferro heme é melhor absorvido pelo organismo e está presente principalmente em alimentos de origem animal , como carne bovina e de aves ou mariscos.
  • O ferro não heme está presente em leguminosas (lentilhas, grão de bico), frutos secos (avelãs, cajus ou pistácios, entre outros), sementes ou vegetais de folhas verdes como espinafres.

Combinando esses alimentos com outros que contêm vitamina C, o ferro é melhor absorvido.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA E

A vitamina E também é um antioxidante que ajuda a proteger as células dos radicais livres.

  • Óleos vegetais (especialmente óleo de girassol, mas também azeite)
  • Nozes, como avelãs, amêndoas ou nozes.
  • Sementes
  • Legumes como abacate , aspargos, espinafre ou brócolis.

A vitamina A ajuda a regular a resposta do sistema imunológico. Dr. Moreno explica que suplementos de vitamina A em países com desnutrição e alta prevalência de sarampo fazem a diferença na evolução da doença.

  • Frutas laranja e amarelas .
  • Legumes como brócolis ou espinafre e a maioria dos vegetais de folhas verdes.
  • Alimentos de origem animal : carne bovina, frango, peru, peixe e laticínios.

Uma boa alimentação na infância desempenha um papel importante na prevenção de doenças no futuro. Os hábitos adquiridos na infância serão importantes para que as crianças se tornem adultos mais saudáveis.

O PAPEL DA MICROMORDIDA INTESTINAL NAS DEFESAS DA CRIANÇA

A microbiota intestinal é definida como o conjunto de microrganismos que vivem no intestino . Tem várias funções:

  • metabolismo . A microbiota transforma alguns nutrientes presentes nos alimentos em novos nutrientes, geralmente vitaminas.
  • Proteção . A microbiota bloqueia certos patógenos encontrados na dieta.
  • Sistema imunológico . A microbiota facilita o contato do sistema imunológico com os antígenos dos alimentos para que sejam tolerados posteriormente. Dessa forma, a microbiota “ faz o sistema imunológico amadurecer ”, comenta Dr. Moreno.

Antes do nascimento, o sistema digestivo da criança é praticamente estéril . À medida que o bebê passa pelo canal do parto e desde a primeira mamada, as bactérias colonizam o intestino.

Durante o primeiro ano de vida há uma mudança na diversidade, variedade e número de bactérias que, como indica o médico, ” permitem a maturação do sistema imunológico, defesa contra infecções, defesa contra doenças alérgicas , e outros processos em relação à saúde ”.

O PAPEL PROTETOR DO LEITE MATERNO

“ Uma das principais evidências sobre o aleitamento materno é que ele protege contra o risco de infecção no primeiro ano de vida ”, diz o Dr. Moreno.

O leite materno é um fluido dinâmico composto por diferentes elementos. Além da lactose, proteínas, gordura e água, no leite materno existem bactérias, oligossacarídeos complexos, enzimas, fatores de crescimento, imunoglobulinas, células…

Atualmente, não se sabe quais elementos do leite materno têm um efeito direto na prevenção de infecções. ” Provavelmente é o todo “, diz o médico.

A composição específica depende de cada mãe e de cada momento. É por isso que o Dr. Moreno insiste que ” não existe leite materno, existe leite materno para filho, que está mudando a cada momento “.

OS BENEFÍCIOS DA DIETA MEDITERRÂNEA EM CRIANÇAS

Além da amamentação, bons hábitos devem ser seguidos ao longo da vida. “Os padrões alimentares têm a ver com imunidade “, diz o Dr. Moreno.

O padrão alimentar mediterrânico consiste numa forma de alimentação seguida ao longo do tempo, num ambiente de atividade física e exposição solar.

Vários estudos com alimentos característicos da dieta mediterrânea indicaram que eles podem ter vantagens para a saúde em relação à imunidade.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.