Alimentos estragados: não parece, mas ainda estão bons!

Fonte: CENÁRIOMT

Alimentos estragados: não parece, mas ainda estão bons!
Alimentos estragados: não parece, mas ainda estão bons! foto:pixabay

Os alimentos estragados são aqueles que foram contaminados por bactérias, fungos ou outros microrganismos e que, portanto, não são mais seguros para consumo humano.

Os mais processados ​​geralmente são rotulados com o dia exato em que um produto pode estragar, enquanto os frescos e que apodrecem mais rápido, você deve usar seus 5 sentidos para saber em que estado eles estão.

Mas há momentos em que a embalagem ou seus próprios sentidos podem te enganar, mas isso geralmente só acontece com alguns alimentos específicos. Descubra o que são e como saber se já estragaram.

Abacates

Além de deliciosos, os abacates são caros, então você não deve desperdiçá-los na sua cozinha.

Se você abriu um abacate e notou que pedaços da polpa parecem mais escuros ou mais marrons , não o descarte imediatamente, pois ainda pode ser seguro comê-lo.

“Ele pode ter sido armazenado em condições muito frias ou muito quentes, ou pode ter caído ou machucado. Nesse caso, você sempre pode cortar ou comer ao redor da carne danificada”, explicou o cientista Savannah Braden ao Well + Good .

Mas o especialista alerta que se a mudança de cor ocorrer a partir da ponta do caule da fruta, então pode estar envolvido um fungo e deve-se inspecionar o cheiro e talvez o sabor para saber realmente se pode ser comido ou não.

Queijo azul

A chave para esses tipos de queijos é a deterioração com um tipo específico de fungo, seguro para comer. Pelo mesmo motivo, pode ser mais difícil para você identificar se já se decompôs.

No site da Healthline, eles detalham que, se algum fungo com pelos, seja branco, verde, rosa ou cinza, aparecer na superfície, é melhor eliminá-lo imediatamente. O mesmo se sentir um cheiro forte semelhante ao da amônia .

Iogurte

Na tampa do iogurte está a data antes de consumi-lo, mas isso é uma sugestão dos fabricantes e não significa que estragou de imediato.

É que, tecnicamente, o iogurte é um leite fermentado com bactérias seguras para consumo humano, portanto sua vida útil pode ser um pouco maior que a de outros derivados.

Por isso, se você abrir um iogurte após a data na tampa, poderá comê-lo com calma, a menos que tenha excesso de líquido, como se tivesse se separado, se for visível mofo na camada superior, se tiver uma textura grumosa, mudanças de cor ou odor de mofo, explicou o Business Insider.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.