Chamamos de pressão alta ou hipertensão arterial quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte e fica acima dos limites considerados normais para a idade.
A pressão arterial é medida em milímetros (mm) ou centímetros (cm) de mercúrio (Hg), sendo considerados ótimos os valores de 120 por 80 mmHg ou “12 por 8” cm de Hg.
A doença é de natureza hereditária (atinge vários membros da mesma família), aumenta sua frequência com a idade, sedentarismo, ganho de peso e excesso de sal na comida.
A maior parte das vezes esta pressão alta não tem uma única causa bem definida e também não dá sintomas, por isso, é considerada um inimigo invisível.
A pressão alta sem tratamento pode causar lesões no coração (angina e infarto), cérebro (derrame), rins (insuficiência renal) e vasos do organismo (entupimentos e cegueira).
Quais são os sintomas da hipertensão?
- Palpitações no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Problemas de visão;
- Fadiga ou confusão;
- Sangramento nasal;
- Sangue na urina.
O que fazer para evitar a hipertensão?
Apesar da hipertensão ser de origem hereditária, retirar o excesso de sal da comida, fazer atividade física adequada na maioria dos dias da semana, corrigir a obesidade, controlar o estresse, parar de fumar e consumir álcool apenas em pequenas quantidades, ajudam muito no controle da pressão alta.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!