Açúcar estraga a flora intestinal e deixa você sem proteção contra algumas doenças

Fonte: CENÁRIOMT

Açúcar estraga a flora intestinal e deixa você sem proteção contra algumas doenças
Açúcar estraga a flora intestinal e deixa você sem proteção contra algumas doenças FOTO:PIXABAY

Um estudo revela que o açúcar altera a microbiota, destruindo as bactérias intestinais que ajudam a proteger o corpo do diabetes ou da obesidade. Os probióticos para reabastecer essas bactérias protetoras seriam úteis na prevenção de doenças metabólicas.

Uma dieta rica em açúcares pode acabar causando diabetes e obesidade , mas até agora não se sabia quais alterações ela desencadeia no organismo para acabar causando essas doenças.

Pesquisadores da Universidade de Columbia mostraram em experimentos com camundongos que o açúcar altera a flora intestinal , dando origem a uma série de processos que levam a doenças metabólicas, pré-diabetes e ganho de peso . Os resultados do estudo sugerem que a dieta é tão importante quanto a microbiota para prevenir diabetes e obesidade .

COMO A DIETA OCIDENTAL ALTERA A FLORA INTESTINAL

Os pesquisadores alimentaram ratos com uma dieta ocidental rica em açúcares e gorduras por 4 semanas para testar seus efeitos. Após esse período, os animais apresentaram sinais típicos de síndrome metabólica como ganho de peso, resistência à insulina e intolerância à glicose.

Além disso, sua microbiota intestinal mudou drasticamente , aumentando o número de bactérias nocivas e reduzindo drasticamente o número de bactérias protetoras.

FLORA INTESTINAL ALTERADA DESTRÓI PROTEÇÃO CONTRA DIABETES E OBESIDADE

Os pesquisadores observaram que a redução dessas bactérias protetoras típicas da flora intestinal de camundongos (bactérias filamentosas) causou a diminuição de um tipo de células imunes no intestino: Th17.

Lembremos que um grande número de células imunes são produzidas no intestino e especificamente as células Th17 são necessárias para prevenir doenças metabólicas, diabetes e ganho de peso.

Essas células do sistema imunológico produzem moléculas que retardam a absorção de lipídios ‘ruins’ do intestino e reduzem a inflamação intestinal. Em outras palavras, mantêm o intestino saudável e protegem o corpo da absorção de lipídios patogênicos.

O AÇÚCAR É O QUE DANIFICA A FLORA INTESTINAL, NÃO AS GORDURAS

A dieta ocidental é rica em gorduras e açúcares, mas qual componente prejudica mais a flora intestinal? Os pesquisadores verificaram que o açúcar elimina diretamente as bactérias filamentosas dos camundongos e, como consequência, as células protetoras Th17 desaparecem.

Quando alimentamos camundongos com uma dieta rica em gordura e sem açúcar, eles retinham as células Th17 intestinais e ficavam completamente protegidos contra o desenvolvimento de obesidade e pré-diabetes, apesar de consumirem a mesma quantidade de calorias.

Mas cortar o açúcar não ajudou todos os camundongos. Entre aqueles que não tinham bactérias filamentosas, cortar o açúcar não teve nenhum efeito benéfico para começar, e os animais ficaram obesos e desenvolveram diabetes. Isso sugere que algumas intervenções dietéticas populares, como minimizar açúcares , só pode funcionar em pessoas que têm certas populações bacterianas em sua microbiota.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).