Favorece a digestão, melhora a função intestinal, torna-nos ‘mais fortes’ contra doenças infecciosas graças ao seu alto teor de vitamina C e, como se isso não bastasse, é pobre em gordura (apenas 55 calorias por 100 gramas ).
Por isso o abacaxi é um alimento ideal em dietas hipocalóricas e como produto depurativo para o corpo (algo muito ‘perseguido’ pelos consumidores depois de tantas festas gastronómicas de Natal).
Leia também: 3 benefícios de beber chá de abacaxi e canela para perder peso
Tudo isto sem esquecer o seu sabor rico (doce e ácido ao mesmo tempo) que podemos desfrutar durante todo o ano. E é que esta fruta tolera extraordinariamente bem a refrigeração e o transporte, razão pela qual pode ser encontrada em praticamente todos os mercados do mundo.
ALGUMAS DICAS SOBRE O ABACAXI
-Na hora de comprá-lo: procure por laranja (embora existam outras variedades que tendem a ser verdes e não são menos saborosas por isso), firme e pesada na mão .
-Evite aqueles com manchas marrons , que indicam maturação excessiva.
-Para preservá-lo, é melhor colocá-lo em um local fresco. Não deve ser colocado na geladeira e, se o fizer, deixe-o na gaveta de frutas e legumes.
-Para descascá-lo facilmente , pegue-o por cima e, com uma faca pequena e afiada, descasque-o o mais fino possível, virando a fruta, como se fosse uma batata. Em seguida, corte as duas pontas e corte em fatias e retire o centro ou coração, pois é muito duro, ou corte em quatro (ou oito, se for grande) e retire a parte central (a parte dura) cortando isso de cima para baixo.
-Para quem não quer ou não deve ficar atento à escala, devemos lembrar que o abacaxi também pode fazer parte de deliciosas sobremesas . Também é delicioso acompanhando pratos de aves, porcos ou peixes. No entanto, se você procura receitas leves com abacaxi como ingrediente básico.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!