A hipertensão é um dos problemas de saúde mais comuns no planeta, também é frequentemente detectada quando as condições colocam em risco a vida das pessoas. Algo semelhante acontece com altos níveis de colesterol no corpo. Um estudo científico mostrou que esses problemas podem ser combatidos com a infusão de uma erva conhecida.
Leia mais:
A pressão alta pode ser precursora de infartos do miocárdio e derrames, então os médicos recomendam monitorar de perto os níveis de pressão arterial, embora o corpo também possa ser ajudado com uma dieta rica em alimentos que reduzem significativamente a hipertensão, como o tomilho.
De acordo com um estudo publicado na Plant Foods for Human Nutrition, as propriedades antioxidantes do tomilho podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Isso foi demonstrado em um experimento com roedores, que apresentou uma diminuição na pressão arterial sistólica e diastólica após o consumo de extrato de tomilho. A pressão arterial sistólica indica a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias a cada batimento cardíaco. É a pressão sistólica que é considerada mais importante porque dá uma indicação clara do risco de ataque cardíaco. Enquanto a pressão diastólica é a pressão arterial na artéria quando o coração relaxa entre batimentos.
Dados de outro estudo científico confirmaram as propriedades anti-hipertensivas do tomilho e também observaram seus efeitos na redução dos níveis de colesterol no sangue. Os resultados concluíram que o tomilho ajuda a aumentar significativamente o colesterol lipoproteico de alta densidade, conhecido como colesterol ‘bom’, que se caracteriza por ajudar a eliminar moléculas de colesterol lipoproteico de baixa densidade do corpo, conhecidas como colesterol ‘ruim’.
Os cientistas assumem que o tomilho contém algumas das substâncias ativas que explicam o efeito anti-hipertensivo.
Veja também – Consequências da pressão alta no corpo
Outra pesquisa científica publicada na Medicina Oxidativa e Longevidade Celular aponta que alimentos ricos em polifenóis podem ter um efeito terapêutico em condições como hipertensão. De acordo com os cientistas, as espécies ativas de oxigênio desempenham um papel importante no desenvolvimento da hipertensão. Depois de realizar um experimento, eles concluíram que o tomilho pode ser um complemento útil em programas de tratamento de doenças cardiovasculares.
O tomilho tem uma alta concentração de vitaminas A, C, E e K, bem como cálcio, magnésio, ferro e fósforo. De acordo com cientistas, a alta concentração de vitamina C no tomilho ajuda a fortalecer o sistema imunológico. No entanto, ainda não há muitos dados sobre os efeitos adversos que esta erva pode produzir nas pessoas, portanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar suas propriedades.