Você sabia? A coloração vermelha é obtida de uma cochonilha? Desde que algumas pessoas começaram a revelar como é obtida a cor de certos alimentos, muito se especula sobre os possíveis danos que esses corantes artificiais podem causar à saúde de quem os consome e uma das cores que mais tem sido questionada é o vermelho. Por ser tão marcante é possível encontrá-lo em diversos alimentos como salgadinhos , chocolates , doces e até bebidas que, a não ser que sejam preparados com ingredientes totalmente naturais , é fato que podem conter esse corante .
Segundo especialistas da indústria alimentícia , os alimentos que possuem as cores vermelho, rosa, laranja e roxo possuem entre seus compostos o corante vermelho E120 (também conhecido como Carmim Cochonilha ou Vermelho Natural 4) ou Vermelho 40 Lago (também conhecido como Vermelho 40) desde As como resultado da onda de questionamentos sobre se o consumo deles causa danos significativos à saúde , diferentes pessoas assumiram a tarefa de investigar cada um deles para saber se podem afetar a saúde das pessoas.
O corante E120 é prejudicial à saúde?
O corante E120, também conhecido como ácido carmínico ou carmim de cochonilha , é obtido da fêmea do inseto Dactylopius coccus, especificamente de seu corpo e ovos, portanto, esses insetos são criados em fazendas especialmente dedicadas ao seu cultivo.
O processo de extração do corante envolve coletar os insetos dos cactos em que se encontram, secá-los e triturá-los, depois a matéria-prima é submetida a diferentes tratamentos químicos para extrair e purificar o pigmento vermelho, assim o produto final é um pó solúvel em água que pode ser usado como corante natural na indústria alimentícia e cosmética.
De acordo com o estudo publicado em uma revista científica , o corante E120 é amplamente utilizado na indústria de alimentos devido à sua estabilidade e capacidade de fornecer tons intensos de vermelho e rosa. Além disso, a pesquisa também menciona que o carmim de cochonilha é considerado seguro para consumo humano e é usado há séculos em várias culturas .
Vale ressaltar que informações científicas apóiam a origem e o processo de obtenção do corante E120 a partir da cochonilha, destacando seu uso na indústria alimentícia. No entanto, é importante levar em consideração possíveis alergias ou reações adversas que algumas pessoas possam ter ao consumir produtos que contenham esse corante, da mesma forma que se reconhece que os alimentos que contêm esse tipo de corante entre seus ingredientes não podem ser veganos, pois Insetos são usados para sua fabricação.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!