A aveia inflama o estômago? A aveia é um superalimento ideal para uma alimentação saudável, graças às suas propriedades benéficas para a saúde e à sua versatilidade para a incluir nas preparações. É que esse cereal pode ser consumido, por exemplo, frio, quente, com leite, em iogurtes ou a partir do preparo em biscoitos. No entanto, além de seus benefícios, pode causar inflamação no estômago .
O superalimento acima mencionado fornece 5,6 gramas de fibra por 100 gramas de aveia , por isso será essencial para o corpo, pois é fibra solúvel e insolúvel. Embora este último, quando fermentado, possa causar gases e inflamação no estômago .
O argumento é que as bactérias do intestino são responsáveis por quebrar os alimentos que não foram digeridos adequadamente, como é o caso das fibras, e nesse processo podem ser produzidas pequenas quantidades de gás como resultado da fermentação das fibras.
O que dizem sobre a aveia?
Em primeiro lugar, os especialistas afirmam que esse superalimento não deve ser interrompido devido à fermentação da fibra no estômago , pois estaremos rejeitando uma fonte rica em nutrientes como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, além de vitamina B, vitamina B6 e vitamina E.
Em harmonia, devido ao seu aporte de fibras e proteínas, a aveia caracteriza-se como um alimento que produz uma sensação de saciedade, o que a torna ideal como alternativa a outros alimentos.
Enquanto para evitar dores de estômago e gases, a ingestão deste cereal deve ser regular, equilibrada e deve ser apenas um ingrediente adicional em uma dieta equilibrada. Consequentemente, para um consumo correto será essencial cozinhá-lo previamente para facilitar sua digestão.
Além disso, o superalimento deve ser incorporado aos poucos na dieta saudável para que o sistema digestivo se acostume com a ingestão de fibras e possa processá-las. Da mesma forma, deixar a aveia de molho antecipadamente ajudará na digestão e evitará dores de estômago sem remover suas propriedades nutricionais.
Leia também: Qual superalimento melhora a visão? Conheça o goji berry
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!