8 benefícios do alho que você deve aproveitar

Fonte: CENÁRIOMT

8 benefícios do alho que você deve aproveitar
8 benefícios do alho que você deve aproveitar FOTO:PIXABAY

Quais são os benefícios do alho? De sabor forte e cheiro intenso, o alho é um daqueles alimentos que quase podem ser considerados tanto um condimento quanto um remédio.

E é que suas qualidades nutricionais e seus efeitos positivos não terminam. Aqui reunimos os 8 benefícios mais relevantes.

O alho é um daqueles ingredientes que não podem faltar na cozinha. Aliás, a sua presença na gastronomia remonta a milhares de anos. Seja cru ou cozido   em molhos, refogados, guarnições ou cremes, o alho faz parte do livro de receitas universal por seus próprios méritos.

O seu sabor único transforma qualquer prato, conferindo-lhe um sabor extra, uma qualidade nutricional excecional e importantes benefícios para o organismo.

  • O segredo está em seus compostos sulfurados (como a alicina) e outras substâncias que, quando combinadas, protegem a saúde de diversas formas.

DESCUBRA TODAS AS VARIEDADES DO ALHO

O branco é o mais comum , mas não o único. No mercado você também encontra…

  • alho roxo . Amadurece mais cedo e costuma ser maior, mas por ser mais tenra, é mantida por menos tempo.
    • alho tenro É coletado antes que o bulbo se desenvolva. Seu sabor é mais suave e isso o torna adequado para saladas e refogados.

alho preto Com um sabor surpreendentemente suave, é obtido após um processo de fermentação e é muito rico em compostos fenólicos.

NÃO COMA SE…

Embora seus benefícios sejam muitos, o alho também possui algumas contra- indicações que podem afetar nossa saúde e, portanto, devem ser levadas em consideração:

      • Não é recomendado quando há tendência à hemorragia porque, devido ao seu efeito vasodilatador, torna o fluxo sanguíneo mais rápido.
      • Nos casos em que há deficiência de ácidos gástricos, pode não ser bem digerido e causar flatulência.
      • Pode causar azia na boca, esôfago e estômago.
      • Quanto às possíveis interações medicamentosas, pode aumentar o risco de sangramento se administrado em conjunto com anticoagulantes como aspirina ou outros.
      • Também não é recomendado se o tratamento com hipoglicemiantes for seguido, pois o alho acentuaria a hipoglicemia.
      • Durante a gravidez e lactação , é aconselhável evitar consumir grandes quantidades de alho, pois pode estimular o útero ou até mesmo provocar um aborto.

Os benefícios do alho: Protege seu coração

Comer alho regularmente melhora a circulação sanguínea, pois causa vasodilatação , aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos e, portanto, o sangue flui mais facilmente, diminuindo a pressão.

  • Você pode esfregar um pouco de alho cru nas fatias de pão torrado. O resultado é um aperitivo saboroso e nutritivo que pode ser acompanhado por presunto serrano, york ou queijo.

Abre o apetite

Outra das qualidades do alho é que ele estimula a mucosa gastrointestinal, causando um aumento nas secreções digestivas e na bile . Isso se traduz em uma melhor preparação do trato digestivo para a digestão dos alimentos.

  • Para acabar com o mau hálito, nada melhor do que maçãs , alface e folhas de hortelã . Isso é confirmado por pesquisadores do Departamento de Ciências e Tecnologias de Alimentos da Ohio State University, nos EUA.

É um antibiótico eficaz

Um estudo da Washington State University (EUA) e publicado no Journal of Antimicrobial Chemotherapy conclui que o sulfeto de dialila, um composto encontrado no alho, é 100 vezes mais eficaz que os antibióticos populares no combate à bactéria Campylobacter (uma das causas mais comuns de infecções intestinais). ).

  • Para evitar que ele repita seu sabor horas após o consumo, abra o dente de alho ao meio e retire o talo esverdeado que ele tem dentro .

Reduz o risco de parto prematuro

Vários estudos, como o realizado pela Divisão de Epidemiologia do Instituto Norueguês de Saúde Pública, mostraram que a ingestão de nozes e vegetais, como o alho, reduz o risco de parto prematuro, pois evita infecções microbianas durante a gravidez .

  • A melhor forma de guardar o alho é em local fresco , seco e ventilado, e se possível guarde todo o barbante para evitar que amoleçam.

Cuida dos seus ossos

O alho é benéfico para quem sofre de artrite ou qualquer dor nas articulações, graças ao seu alto teor de selênio e enxofre .

  • Você pode preparar uma bebida de alho e limão para beber no dia seguinte. Para fazer isso, basta esmagar um pedaço de alho e misturá-lo com o suco de um limão. Tome-o com o estômago vazio .

Combate o frio

Uma equipe de cientistas do St. Joseph Family Medicine Residency em Mishawaka, Indiana (EUA) concluiu que tomar alho pode reduzir a frequência de resfriados em adultos.

  • Lembre-se que ao fritar o alho devemos evitar cozinhá-lo em fogo alto para que não escureça e para que o óleo em que fritamos não fique amargo.

Reduz o colesterol

Um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry mostrou após um experimento que o alho era capaz de reduzir os níveis de colesterol , bem como a pressão arterial.

  • Se o sabor for muito forte para você, você pode reduzi-lo deixando-o de molho por uma hora antes de cozinhar.

Fortalece o sistema imunológico

Adicionar alho às nossas receitas é muito benéfico para as nossas defesas, pois é antiviral , antifúngico e antibacteriano . Ao contrário dos antibióticos sintéticos, bactérias, vírus e fungos não oferecem resistência ao alho .

  • Se você tem alho armazenado, pode congelar os dentes descascados , mas sem exceder dois meses de armazenamento, caso contrário, eles perdem o sabor.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.