8 benefícios de comer alimentos integrais

Fonte: CENÁRIOMT

8 benefícios de comer alimentos integrais
8 benefícios de comer alimentos integrais FOTO:PIXABAY

Integrais têm algumas qualidades que suas versões refinadas perderam “no caminho”. Muitos estudos comprovam que seu consumo é mais saudável. Agora a pergunta é, quais são exatamente esses benefícios? Por que devemos comer alimentos integrais?

Há cada vez mais estudos que mostram os benefícios para a saúde de consumir grãos integrais e os alimentos feitos com suas farinhas.

Um desses trabalhos, publicado na revista Jama Internal Medicine, testa a relação entre o consumo de grãos integrais (trigo, aveia, cevada, centeio, arroz) com maior longevidade.

Especificamente, o estudo, realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, mostrou que para cada 28 g de cereais integrais consumidos, a taxa de mortalidade total é reduzida em 5% e a mortalidade cardiovascular em 9%.

FIBRA SIM, MAS SEM ULTRAPASSAR

Uma das principais contribuições dos alimentos integrais é o seu teor de fibras . Os benefícios associados ao seu consumo vão desde a redução do risco de câncer de cólon até o fortalecimento da microbiota do nosso intestino ou a melhora do trânsito intestinal.

Uma série de qualidades que vale a pena levar em consideração ao decidir incluir alimentos não refinados em nossa dieta diária.

Agora, como quase tudo na vida, a virtude é moderada. E a ingestão de fibras não é exceção. Isso significa que, embora o consumo habitual de pão integral, arroz ou macarrão seja muito saudável, o consumo excessivo desse tipo de alimento não é tão saudável, principalmente em pessoas com intestino preguiçoso ou baixa capacidade propulsora.

  • Uma ingestão de mais de 50 g por dia interfere na capacidade do nosso corpo de absorver ferro, cálcio ou magnésio .
  • Além disso, faz com que os alimentos passem pelo trato digestivo tão rapidamente que vitaminas e minerais não podem ser digeridos pelas paredes intestinais.

A razão para esses processos está no caráter hidrofílico da fibra. Essa substância age como uma geleia que absorve água, por isso deve ser consumida com bastante água, caso contrário ela irá endurecer dentro do trato digestivo.

Eles são mais saciantes

Recurso que retarda a sensação de fome. E isso acontece, não porque os alimentos integrais sejam mais energéticos, mas pelo seu alto teor de fibras , aspecto diretamente relacionado à sua capacidade de absorção de água.

  • O poder saciante da fibra faz de alimentos como cereais, pão ou arroz, todos em sua versão integral, o aliado perfeito nas dietas de controle de peso.

    Combater a constipação

    Junto com sua capacidade saciante, outra das principais razões pelas quais o consumo de alimentos integrais é aconselhável é seu poder de regular o trânsito intestinal.

    • No caso do arroz, lembre-se que o branco é adstringente. Ou seja, perfeito em processos diarréicos. Por outro lado, o integral, tendo o farelo externo, torna-se o oposto, ou seja, laxante.

    Cuide da sua saúde cardiovascular

    A substituição de alimentos refinados por suas versões integrais (açúcar, arroz, pão, macarrão…) reduz o risco de doenças cardiovasculares. A razão está em sua contribuição de fibra, já que esta substância dificulta a absorção de gorduras e açúcares.

    • A presença de vitamina E , que é um antioxidante, ajuda na manutenção dos vasos sanguíneos.

    Retardar o envelhecimento

    Devido à grande quantidade de antioxidantes que contém, o seu consumo regular ajuda a travar os primeiros sinais da passagem do tempo , como rugas ou flacidez.

    • Um prato de espaguete integral com legumes não tem nada a invejar à mesma receita feita com massa refinada.

     

    Eles são tão energéticos

    O estudo PREDIMED (Prevenção com a Dieta Mediterrânea) indica que o pão branco e o integral fornecem as mesmas calorias , embora este último seja mais saciante, o que ajuda a diminuir a ingestão calórica.

    • O estudo também indica que o pão integral tem índice glicêmico menor que o pão branco, ou seja, o aumento da glicemia é mais lento no caso do pão integral.

     

    Controlar diabetes

    Um dos efeitos da fibra é que essa substância previne grandes oscilações de açúcar no sangue, o que ajuda a controlar o diabetes mellitus, principalmente o tipo 2.

    • De acordo com a Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN), comer 45 g de alimentos feitos com farinhas integrais diariamente ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e câncer de cólon.

     

    Eles reduzem o risco de câncer colorretal

    De acordo com a American Cancer Society, nos últimos anos, alguns grandes estudos sugeriram que a fibra na dieta, especialmente de alimentos integrais, pode reduzir o risco de câncer colorretal.

    • A fibra contém butirato, ácidos graxos de cadeia curta que estimulam as defesas para parar o tumor.

    Eles fortalecem o sistema imunológico

    A flora bacteriana intestinal utiliza a fibra desses alimentos para seu desenvolvimento e crescimento. Esta microflora é essencial como barreira defensiva contra agentes externos potencialmente perigosos para o nosso organismo.

    • Os desequilíbrios da microbiota aumentam o risco de doenças imunomediadas, como alergias, asma e doença inflamatória intestinal.

     

    Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!