Integrais têm algumas qualidades que suas versões refinadas perderam “no caminho”. Muitos estudos comprovam que seu consumo é mais saudável. Agora a pergunta é, quais são exatamente esses benefícios? Por que devemos comer alimentos integrais?
Há cada vez mais estudos que mostram os benefícios para a saúde de consumir grãos integrais e os alimentos feitos com suas farinhas.
Um desses trabalhos, publicado na revista Jama Internal Medicine, testa a relação entre o consumo de grãos integrais (trigo, aveia, cevada, centeio, arroz) com maior longevidade.
Especificamente, o estudo, realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, mostrou que para cada 28 g de cereais integrais consumidos, a taxa de mortalidade total é reduzida em 5% e a mortalidade cardiovascular em 9%.
FIBRA SIM, MAS SEM ULTRAPASSAR
Uma série de qualidades que vale a pena levar em consideração ao decidir incluir alimentos não refinados em nossa dieta diária.
Agora, como quase tudo na vida, a virtude é moderada. E a ingestão de fibras não é exceção. Isso significa que, embora o consumo habitual de pão integral, arroz ou macarrão seja muito saudável, o consumo excessivo desse tipo de alimento não é tão saudável, principalmente em pessoas com intestino preguiçoso ou baixa capacidade propulsora.
- Uma ingestão de mais de 50 g por dia interfere na capacidade do nosso corpo de absorver ferro, cálcio ou magnésio .
- Além disso, faz com que os alimentos passem pelo trato digestivo tão rapidamente que vitaminas e minerais não podem ser digeridos pelas paredes intestinais.
A razão para esses processos está no caráter hidrofílico da fibra. Essa substância age como uma geleia que absorve água, por isso deve ser consumida com bastante água, caso contrário ela irá endurecer dentro do trato digestivo.
Eles são mais saciantes
Recurso que retarda a sensação de fome. E isso acontece, não porque os alimentos integrais sejam mais energéticos, mas pelo seu alto teor de fibras , aspecto diretamente relacionado à sua capacidade de absorção de água.
- O poder saciante da fibra faz de alimentos como cereais, pão ou arroz, todos em sua versão integral, o aliado perfeito nas dietas de controle de peso.
Combater a constipação
Junto com sua capacidade saciante, outra das principais razões pelas quais o consumo de alimentos integrais é aconselhável é seu poder de regular o trânsito intestinal.
- No caso do arroz, lembre-se que o branco é adstringente. Ou seja, perfeito em processos diarréicos. Por outro lado, o integral, tendo o farelo externo, torna-se o oposto, ou seja, laxante.