O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Estima-se que cerca de 2.250 milhões de xícaras sejam consumidas todos os dias em todo o mundo e cada vez mais estudos estão demonstrando seus efeitos benéficos à saúde.
1. CAFÉ ALIVIA A ENXAQUECA
Em quantidades moderadas, o café ajuda a reduzir as dores de cabeça devido ao seu efeito vasodilatador .
De fato, alguns medicamentos para dor de cabeça contêm cafeína . No entanto, o excesso de café pode ter o efeito oposto e desencadear uma enxaqueca em pessoas com tendência a isso.
Mas o contrário também pode acontecer: não tomar café se estiver acostumado pode causar enxaqueca. Quem sofre de enxaqueca é muito sensível a mudanças na rotina.
2. REDUZ O RISCO DE MORTE PREMATURA
Duas novas investigações publicadas na revista científica Annals of Internal Medicine mostram uma clara relação entre beber de 1 a 3 xícaras de café por dia (incluindo o café descafeinado) e o menor risco de morte prematura, especialmente por doenças cardiovasculares e digestivas.
Especificamente, estudos observaram que os homens que bebem essa quantidade de café diariamente têm um risco 18% menor e as mulheres 8% , em comparação com aqueles que não o consomem.
3. PROTEJA A MEMÓRIA
Os compostos antioxidantes do café podem ajudar a prevenir o acúmulo da proteína beta-amilóide no cérebro (principal causa do Alzheimer), além de estimular a atenção e melhorar o humor.
Isso foi demonstrado em um estudo do CIBER of Physiopathology of Obesity and Nutrition (CIBEROBN) e do Pere Virgili Health Research Institute, publicado no European Journal of Nutrition .
Os pesquisadores descobriram que os participantes que bebiam 2 ou mais xícaras de café com cafeína (100 ml) tinham um risco menor de demência em comparação com aqueles que bebiam apenas uma por dia.
“Os compostos fenólicos do café têm propriedades antioxidantes que ajudariam a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação nos neurônios. Juntos com outros compostos bioativos do café, podem atenuar a produção de um peptídeo (proteína beta-amilóide), fator de risco para o desenvolvimento de Alzheimer” , destaca Indira Paz, primeira autora do estudo.
No entanto, o excesso de café pode ter o efeito oposto: um grande estudo mostrou que beber mais de 6 xícaras por dia reduz o volume cerebral e aumenta o risco de demência em até 53%.
4. O CAFÉ REDUZ O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO
Um estudo publicado na revista Stroke sugere que as pessoas que bebem café têm um risco até 14% menor de ataque cardíaco .
Em termos de quantidade, uma revisão de estudos revela que beber 3 xícaras de café por dia está associado a um menor risco de ataque cardíaco.
A cafeína tem sido associada ao aumento da pressão arterial ou arritmias cardíacas . No entanto, o café contém outros compostos bioativos que beneficiariam o sistema cardiovascular, atuando como preventivo de ataques cardíacos.
5. AJUDA A QUEIMAR MAIS GORDURA
Seu corpo consome açúcares e gorduras quando você se exercita. Mas se você beber uma xícara de café forte antes de praticar esportes, aumentará o consumo de gordura em detrimento da glicose.
Cientistas da Universidade de Granada mostraram que beber um café forte (cerca de 3 mg/Kg) meia hora antes de fazer exercícios aeróbicos aumenta a queima de gordura. E se o exercício for feito à tarde , a queima de gordura é ainda maior.
6. A CAFEÍNA NÃO AUMENTA A PRESSÃO ARTERIAL
Durante anos, pacientes cardíacos e hipertensos ouviram que “sem sal, sem álcool, sem café”. Quanto a este último, no entanto, os resultados sobre os benefícios de beber 3 ou 4 xícaras por dia (se não houver outras contraindicações médicas) seguem um ao outro:
- É laxante, diurético, digestivo, previne cálculos renais e protege contra distúrbios hepáticos, como a cirrose.
- Fonte de antioxidantes, previne doenças neurodegenerativas: Alzheimer, Parkinson…
- Melhora o metabolismo da glicose em pacientes diabéticos e pode reduzir as chances de diabetes tipo 2.
E, quanto à sua eterna ligação com a hipertensão e as doenças coronárias, mostrou-se infundada. Para começar, porque ajuda a baixar os níveis de colesterol .
Além disso, ao contrário do que se acreditava, diferentes revisões que foram realizadas sobre esse assunto não encontraram relação entre café e pressão alta.
QUANTAS XÍCARAS DE CAFÉ POSSO BEBER POR DIA?
Ainda não se sabe quais componentes exercem os efeitos benéficos do café, uma vez que suas propriedades positivas para a saúde foram demonstradas em estudos observacionais (por isso a causa-efeito não pode ser estabelecida).
No entanto, o que se sabe é que essa bebida contém, além da cafeína, inúmeras substâncias antioxidantes , como diferentes compostos fenólicos .
A cafeína ajuda a melhorar o desempenho físico e mental, por isso é usada para fazer remédios contra dores de cabeça.
Por outro lado, a cafeína é um broncodilatador fraco e ajuda a reduzir a fadiga muscular respiratória, razão pela qual também é incluída em alguns medicamentos para reduzir os sintomas da asma.
Por outro lado, a cafeína tomada em excesso (mais de 4 xícaras de café expresso por dia) é prejudicial: pode causar insônia, nervosismo, aumento da diurese e desconforto gastrointestinal. Em algumas pessoas sensíveis à cafeína, os sintomas aparecem quando são consumidas quantidades muito pequenas, da ordem de 250 mg por dia.
Leia mais sobre o café: Esta é a melhor hora para tomar café
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!