O que você conhece sobre os superalimentos? Saúde e nutrição estão diretamente relacionados. Os alimentos que escolhemos fornecem os nutrientes de que o corpo precisa para funcionar, mas também contêm moléculas que podem prejudicá-lo.
Embora os “superalimentos” não tenham sido reconhecidos como um conceito científico, e mesmo alguns especialistas o classifiquem como uma simples estratégia de marketing, outros os definem como aqueles produtos que oferecem benefícios excepcionais à saúde, além do que você esperaria, com base em seu perfil nutricional.
Embora sejam chamados de superalimentos, nenhum desses produtos pode consertar ou destruir completamente sua saúde.
Maiores benefícios dos superalimentos
Beterraba
Crua ou cozida, a beterraba apresenta um perfil nutricional muito benéfico para a saúde, pois fornece fibras, antioxidantes, diversas vitaminas e diversos minerais. Esses recursos permitem que você tenha benefícios impressionantes.
Por um lado, é um vegetal ideal para pessoas com diabetes , pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, pode reduzir a inflamação no corpo, melhorar a digestão e até impactar positivamente no desempenho atlético.
“A beterraba contém nitratos que ajudam a abrir os vasos sanguíneos”, explicou Sarah Thomsen Ferreira da Cleveland Clinic. “Isso pode ajudar na pressão sanguínea e melhorar o desempenho atlético e a função cerebral”, acrescentou ela.
Linhaça moída
Na revista Cosmopolitan, eles acreditam que essas sementes se tornarão particularmente populares em 2023, graças ao seu impressionante perfil nutricional e ao fato de serem muito fáceis de adicionar à dieta.
Você pode colocá-los na sua aveia pela manhã, em saladas ou até mesmo no seu pão com abacate, para deixá-lo mais crocante.
Ao adicioná-lo à sua dieta, as sementes ajudam na digestão, especialmente se você sofre de prisão de ventre . Eles também melhoram os níveis de colesterol no sangue, diminuindo a contagem de colesterol “ruim” ou LDL.
Manjericão
Além de tornar os alimentos mais saborosos, as folhas de manjericão podem ajudar no controle da pressão arterial, regulando as concentrações de colesterol e triglicerídeos .
Reduz o estresse oxidativo, que danifica as células a longo prazo e pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, como câncer de pele , pulmão , fígado e boca .
Limão
Você pode continuar a usá-lo como molho para suas saladas, colocá-los em água para dar um toque de sabor ou incluir a casca em algumas preparações para obter proteção contra anemia , prevenir cálculos renais e ajudar a manter o coração o mais saudável possível.
Erva-doce
A erva-doce é conhecida em todo o mundo como planta medicinal. Você pode cozinhar tanto a “batata” quanto o caule e as folhas finas para dar sabor e nutrientes como fibras, cálcio, ferro, vitamina C e potássio.
Especialistas reconheceram que a erva -doce pode contribuir para a saúde cardiovascular, pode ter propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias e ajudaria a combater o câncer .
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!