5 dicas para se livrar do pessimismo em sua vida

Fonte: CENÁRIOMT

5 dicas para se livrar do pessimismo em sua vida
5 dicas para se livrar do pessimismo em sua vida FOTO:PIXABAY

Você quer aprender algumas dicas para se livar do pessimismo? Pense positivo! É uma frase que ouvimos com muita frequência, como se quisessem nos dizer que só existe um lado bom, o lado positivo das coisas.

Mas em algumas situações da vida também existe aquela que nos faz ver tudo cinza. Quem nos faz acreditar que as pessoas ao nosso redor estão conspirando contra nós é o negativo, o pessimista.

Nos últimos meses, aumentou significativamente o discurso pessimista entre as pessoas que me procuram para uma consulta ou acompanhamento pessoal. A vida é assim tão pesada ou é o peso a mais que cada um ganha de uma forma a mais?

 Diz-se que ” o pessimismo é o peso que se põe sobre si mesmo”. A vida é invariavelmente acompanhada de luz e sombras, alegrias e tristezas, saúde e doença. Por que deveríamos disfarçar com excesso de drama ou negatividade?

Uma das razões pode ser o ritmo de vida desenfreado a que quase todos nós estamos expostos, parece que nos tornamos “viciados em velocidade”, como diz o famoso cantor Ricky Martin “Livin’ La Vida Loca”. Isso facilmente nos levou a perder a paz, a harmonia e, portanto, a perder o controle e a não conseguir administrar adequadamente nossas emoções nas diferentes circunstâncias do dia.

Quando falamos sobre o termo obesidade ou sobrepeso, entendemos claramente que é devido ao excesso de calorias adicionais que consumimos e armazenamos em nosso corpo. Bem, valeria a pena refletir sobre o desgaste emocional que temos todos os dias. Refiro-me ao excesso de emoções , pensamentos, crenças, ansiedades e frustrações que vão se acumulando e não as administramos adequadamente.

Além disso, é gerado na mente aquele “pensamento ruminante”, que aparentemente não basta com a carga gerada por um acontecimento difícil ou complicado em nossas vidas, mas sim começamos a martelar, de novo e de novo, até gerando em nós uma grande massa de peso adicional, ou seja, um sobrepeso que carrega uma visão pessimista.

Por isso, compartilho cinco ações para combater a obesidade mental e se livrar desse pessimismo que não permite que você gerencie adequadamente suas emoções:

  1. Pause sua vida. Tente fazer atividades tranquilas todos os dias, pelo menos 5 ou 10 minutos para começar. Agendar como uma reunião de trabalho ou um compromisso importante um espaço para leitura, um passeio ao ar livre ou ouvir uma música relaxante, pode ser uma ótima forma de canalizar suas emoções.
  2. Silencie sua vida. Muitas pessoas encontram na atividade física um bom veículo para suas emoções, mas muitas outras o alcançam na calma, no silêncio, na tranquilidade (algo que hoje não é fácil de se obter). Tente retomar o controle de sua vida espiritual, pratique um pouco de meditação, diálogo pessoal com Deus. Pode ser um excelente meio de liberação emocional.
  3. Dê sentido à sua vida. Tente se conectar pelo menos duas vezes ao dia com algo que é importante para você: seus amigos, sua família, seus filhos, seu parceiro, a natureza ou Deus. Pense, o que dá sentido à sua vida? Qual é o seu modelo de vida para ser feliz? No que você está gastando seu tempo e energia?
  4. Preste atenção à sua vida. Identifique o que faz você se sentir assim. Para dar um novo enfoque à nossa atitude, temos que reconsiderar o que nos faz sentir assim, temos que descobrir a razão desses comportamentos para poder agir.
  5. Coloque cor na sua vida. Pinte um futuro com menos cinza. É muito comum pessoas pessimistas enxergarem o futuro com certo drama. Tire um tempo e reflita se é algo que realmente tem fundamento ou se é apenas uma ideia que assombra nossos pensamentos. Você vai perceber que na maioria das vezes é apenas algo sem fundamento.

Hoje é urgente libertarmo-nos de todo esse excesso de peso desnecessário que colocamos nas nossas vidas. Recuperar o que consideramos valioso, as relações humanas, gerar um tratamento mais humanizado, ter relacionamentos mais profundos e menos superficiais.

Em suma, é importante manter uma atitude positiva perante a vida; mas melhor ainda manter uma atitude realista e confiança na nossa própria capacidade de enfrentar os problemas e adversidades que possam surgir.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.