Como evitar os alimentos que prejudicam a memória? Bebidas açucaradas, frituras, carnes vermelhas, entre outros, são alguns dos que deve eliminar da sua alimentação se não quiser prejudicar a sua memória.
Existem vários alimentos e outros produtos que podem afetar seriamente o funcionamento do seu cérebro, especialmente a sua memória , por exemplo, bebidas açucaradas, alimentos processados, gorduras saturadas, álcool e carboidratos refinados.
Além disso, uma vida sedentária e um descanso insuficiente também podem afetar seu cérebro em um futuro não tão distante.
Álcool
É um depressor do sistema nervoso central e faz parte dos sedativos. O que há em bebidas como o rum ou o uísque é o etanol, mais conhecido como álcool etílico; ao consumi-lo, é evidente a falta de inibição, assim como algumas alterações na consciência. No entanto, a longo prazo, o consumo desse produto pode afetar a produção de neurotransmissores e causar perda de memória, pois afeta o funcionamento dos neurônios do hipocampo, área do cérebro responsável por gerar novas memórias.
Bebidas açucaradas
Não é novidade apontar que o açúcar pode afetar sua memória. Altas quantidades de glicose no sangue podem causar demência e até aumentar a chance de desenvolver diabetes. Por isso, é importante reduzir o consumo de refrigerantes, sucos aromatizados ou energéticos. O consumo excessivo de açúcar afetaria o volume do seu cérebro e também o hipocampo, que, como já mencionado, tem a função de reter informações.
Carboidratos refinados
Existem outros alimentos como o pão branco, o arroz branco, os cereais e as bolachas que também deve eliminar da sua alimentação, pois no seu processamento perderam alguns dos seus nutrientes, como a fibra, desta forma quando entram no seu corpo provocam um aumento de açúcar no sangue, que pode inflamar o hipocampo. Pessoas com dietas ricas em carboidratos também têm um alto risco de demência.
Alimentos ultraprocessados
Assim como os carboidratos refinados, eles também podem causar demência, pois causam inflamação e aumentam a pressão arterial, o que a longo prazo pode danificar o cérebro. Portanto, é aconselhável evitar carnes processadas, laticínios açucarados, sobremesas, pizzas e outros lanches.
Gorduras saturadas
Eles são encontrados principalmente em alimentos de origem animal, como carne vermelha, laticínios, óleo de palma e frituras, pois possuem alto teor de gordura saturada e podem causar o acúmulo de placas no cérebro. Nesse sentido, recomenda-se o consumo de peixe, frango e, claro, vegetais. No final, uma dieta com menos gordura saturada melhorará o desempenho cognitivo. Eles também estão associados a doenças cardiovasculares, sobrepeso e obesidade. Isso causa um enfraquecimento do sistema nervoso, o trabalho dos neurônios, a plasticidade é reduzida e, portanto, as pessoas podem apresentar danos à memória.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!