4 dicas para combater a fadiga crônica

Fonte: CENÁRIOMT

4 dicas para combater a fadiga crônica
4 dicas para combater a fadiga crônica FOTO:PIXABAY

Gostaria de aprender algumas dicas para combater a fadiga crônica? Durante os últimos anos, vários dos males do mundo de hoje aumentaram e isso resultou em vários sintomas das doenças que, como sociedade, experimentamos nos últimos anos.

Nesta ocasião, quero me referir a um desses males que observo com mais frequência na prática privada. Quero dizer cansado

Em várias ocasiões ouço como tem estado presente de forma quase permanente na vida de vários jovens, não tão jovens e menos jovens. Ou pelo menos expressar que em algum momento do dia eles se sentiram assim.

Por que sofremos com a fadiga crônica ?

Hoje mais do que nunca perdemos o rumo, a essência da nossa existência, e mais ainda, do nosso ser. Vivemos focados em “ter”, em encher-nos de coisas materiais para dar resposta e sentido ao nosso ser, ao que somos. Outros têm concentrado seus esforços no “fazer”, fingindo que quanto mais fizerem, mais crescerá sua essência como pessoas. 

É uma espécie de autoexploração que nos faz acreditar que nos autorrealizamos dessa forma, como menciona o filósofo Byung-Chul Han em seu livro “ The Fatigue Society ”, “uma doença da sociedade de performance neoliberal”.

Parece que estamos numa corrida sem fim para ver quem é o que mais rende, gastar nosso tempo e energia, fazer e não deixar de fazer. Parece que a vida está nos deixando. Não agir assim nos faz sentir culpados, simplesmente pelo fato de não fazer mais, apesar de conseguir cobrir mais de 18 horas de trabalho em um dia.

Um dos maiores desafios que temos hoje como sociedade é encontrar harmonia entre o pessoal, a família e o trabalho. O equilíbrio entre o que tenho que fazer, o que os outros querem que eu faça e o que eu quero fazer. Não é um desafio fácil, mas se o conseguirmos, estaremos em melhor posição para recuperar o controle de nossas vidas e viver uma vida plena e não plana.

É por isso que compartilho com você quatro ações para combater o cansaço permanente e não fazer mais parte da chamada “sociedade do cansaço”.

  1. Maior conexão emocional. Gera uma conexão menos digital e mais humanizadora. Cuide da dimensão psíquica com seriedade.
  2. Gera mais confiança . Estabeleça conversas mais profundas, afetivas e eficazes. Eles trocam um sorriso e se olham nos olhos. Gerar ambientes amigáveis, onde ninguém se sinta constantemente vigiado, onde se sinta valorizado.
  3. Dê um passo do individualismo para a empatia. Ele pensa que o bem de um todo é mais importante do que o bem de uma única parte. Diga adeus à auto-absorção.
  4. Tenha um projeto de construção. Defina um projeto pessoal de acordo com a sua natureza e construtivo e solidário com a sociedade, onde você possa colocar em prática a sua capacidade de compromisso, resignação e doação.

Dê a si mesmo algum tempo para descobrir o que você gosta e é apaixonado, assim você se sentirá mais enérgico para poder compartilhar com os outros e tornar seus relacionamentos mais humanos. Compartilho três perguntas que podem ajudá-lo a iniciar seu projeto de vida e se recuperar da fadiga permanente:

  • O que você quer fazer da sua vida?
  • O que você esperaria de você? 
  • O que tem que fazer? Não podemos cair na desesperança ou no pensamento mágico. Cada um de nós deve assumir sua parcela de responsabilidade.

E você, como faz?

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.