Como lavar os morangos corretamente? O morango é um dos alimentos preferidos por muitas pessoas e é comum encontrá-lo em diversas sobremesas ou saladas oferecidas em diversos estabelecimentos alimentícios. Em casa, essas deliciosas frutas são usadas com frequência e costumam acompanhar os smoothies naturais que acompanham o café da manhã todas as manhãs, por isso representam um alimento importante na dieta regular das pessoas.
No entanto, como outras frutas e vegetais , é importante lavar e desinfetar bem os morangos antes de serem consumidos, a fim de evitar possíveis riscos à saúde. Vale ressaltar que muitos alimentos contêm resíduos de agrotóxicos em sua superfície, o que pode comprometer o bem-estar de sua família . Por isso, apresentamos três dicas necessárias, apoiadas pela ciência, para desinfetar corretamente os morangos antes de consumi-los.
Não se esqueça que é necessário lavar muito bem este produto antes de comê-lo, pois devido aos altos níveis de pesticidas e microorganismos nocivos que podem conter, podem colocar em risco a saúde e o bem-estar do seu corpo e da sua família em risco. Os morangos são produtos comerciais, por isso é necessário ter muito cuidado na sua limpeza de desinfecção , com o objetivo de remover a maior quantidade possível de produtos pesticidas que permaneceram neles. Isso lhe dará maior segurança na hora de aproveitá-los. Lembramos que já publicamos um post onde mostra como plantar morango em casa, dicas de como elaborar em casa com algumas habilidades básicas de jardinagem.
3 dicas para desinfetar corretamente os morangos
O primeiro passo que se recomenda seguir ao desinfetar os morangos é lavar bem as mãos, assim evitará a transferência de possíveis bactérias para os alimentos ou para a superfície da sua cozinha. Da mesma forma, uma vez que você pare de manusear os morangos, será necessário limpar e desinfetar as mãos, a fim de evitar que qualquer tipo de microrganismo adira à sua pele.
Como lavar os morangos corretamente
1) GUARDE-OS SEM DESINFETAR: um fato importante que você não deve esquecer é que desinfetar os morangos e depois armazená-los na geladeira pode ser contraproducente. Portanto, para manter essas frutas frescas por muito mais tempo, é recomendável armazená-las em suas embalagens originais e desinfetá-las apenas até o momento do consumo.
Assim, seu sabor permanecerá e eles não estragarão rapidamente. Deve-se notar também que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam lavá-los muito bem em água corrente e descartar o uso de detergentes ou cloro, pois podem colocar em risco a saúde, pois resíduos químicos podem permanecer nos morangos.
2) LIMPAR MORANGOS COM VINAGRE: O vinagre é um ingrediente que pode ser encontrado em quase todas as cozinhas e se tornou uma maneira eficiente e natural de desinfetar frutas e vegetais. Você só precisa misturar três xícaras de vinagre e uma xícara de água em uma tigela e deixar imediatamente os morangos de molho por 5 minutos.
Após este tempo, a fruta deve ser bem enxaguada com bastante água fria . Isso ajudará a remover o sabor do vinagre e quaisquer vestígios de sujeira que possam ter permanecido neles. Imediatamente eles devem ser secos com um escorredor e depois colocados em um recipiente para que possam ser conservados por mais tempo.
3) USE BICARBONATO PARA LIMPAR OS MORANGOS: o bicarbonato de sódio é outro dos grandes aliados da limpeza, sendo perfeito para desinfetar os morangos e deixá-los prontos para serem consumidos com segurança. Um estudo divulgado recentemente mostrou a eficácia do bicarbonato de sódio na remoção de pesticidas, agindo ainda melhor do que o cloro ou a água da torneira.
Para usá-lo como desinfetante para morangos, basta enxaguar bem as frutas em uma peneira e, à medida que a água escorrer, esfregue-as suavemente com as mãos.
Imediatamente devem ser submersos em um recipiente com dois copos de água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio , para deixá-los descansar por 5 minutos. Decorrido esse tempo, devem ser escorridos em uma peneira e imediatamente enxaguados. Agora você pode consumi-los com segurança.
Como higienizar morangos
Morangos são uma fruta deliciosa e nutritiva, mas também são uma das frutas mais propensas a contaminação. Isso ocorre porque eles têm uma superfície macia e porosa que pode reter bactérias e outros contaminantes.
Para evitar o risco de contaminação, é importante higienizar os morangos corretamente antes de consumi-los. A higienização adequada ajuda a remover bactérias, sujeira e outros contaminantes da superfície dos morangos.
Aqui estão as etapas para higienizar morangos:
- Escolha morangos frescos e maduros. Morangos maduros são mais macios e propensos a contaminação.
- Retire as folhas e o caule dos morangos. As folhas e o caule dos morangos podem conter bactérias.
- Lave os morangos em água corrente fria. Lave os morangos por pelo menos 30 segundos.
- Seque os morangos com papel toalha. Secar os morangos ajuda a remover qualquer umidade que possa conter bactérias.
Aqui estão algumas dicas adicionais para higienizar morangos:
- Não use sabão ou detergente para higienizar morangos. O sabão e o detergente podem remover os compostos naturais que protegem os morangos contra a contaminação.
- Não mergulhe os morangos em água. Mergulhar os morangos em água pode espalhar bactérias de um morango para outro.
- Não lave os morangos com água quente. Água quente pode danificar os morangos.
Se você estiver preocupado com a contaminação, você pode lavar os morangos com uma solução de água sanitária. Para fazer uma solução de água sanitária, misture 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Lave os morangos na solução por 1 minuto, depois enxágue bem em água corrente fria.
Ao seguir essas etapas, você pode ajudar a garantir que seus morangos estejam seguros para comer e que fazem bem a saúde, vale lembrar que, postamos aqui no CenárioMT um post onde cita os Efeitos do consumo de morango na saúde do coração.
Dicas para escolher morangos frescos
Ao escolher morangos, procure morangos que:
- Estejam firmes e brilhantes.
- Tenham uma cor vermelho intenso.
- Não tenham manchas ou machucados.
- Tenham um cheiro doce e fresco.
Morangos que estão maduros demais podem ser moles e ter um sabor azedo. Morangos que estão verdes ainda não estão prontos para comer.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!