12 remédios caseiros para dor de garganta

Fonte: CENÁRIOMT

12 remédios caseiros para dor de garganta
12 remédios caseiros para dor de garganta FOTO:PIXABAY

A dor de garganta geralmente está relacionada à irritação ou inflamação das cordas vocais, sintomas que por sua vez podem ser a expressão de várias patologias, como resfriado, rouquidão ou faringite .

Na galeria que apresentamos aqui, compilamos alguns dos remédios que você pode levar em consideração quando se trata de aliviar o desconforto na garganta. De uma infusão a um banho quente, há muitas opções à sua disposição.

Alimentos que aliviam a dor de garganta

Além de infusões, mel ou balas, existem alguns alimentos que podem ser uma ajuda extra para parar de tossir e reduzir o desconforto ao engolir:

  • sorvete _ Alimentos frios ajudam a anestesiar a dor e a cremosidade do sorvete aumenta a sensação de bem-estar.
  • Repolho cozido . Seu alto teor de antioxidantes o torna seu melhor aliado contra dores de garganta.
  • Cenoura cozida. Fornece vitamina A e melhora o sistema imunológico.
  • alcaçuz _ Chupar esta planta alivia a irritação da garganta e reduz a tosse nervosa. Existem estudos que mostram seu efeito balsâmico no trato respiratório.

Gargarejo, um clássico que nunca falha

Como em tantas outras coisas, nossas avós estavam certas. Gargarejo várias vezes ao dia com água morna e salgada permite que a água absorva a água das células da membrana mucosa, que ficam inflamadas durante a constipação.

Apenas meia colher de sopa de sal em um copo de água. Meio minuto é mais que suficiente.

  • Se você gargarejar mais de três vezes ao dia, as mucosas podem acabar ressecando, exatamente o contrário do que queremos.

Escolha a sopa primeiro

E se for frango , melhor ainda. Embora qualquer caldo quente faça bem, os especialistas recomendam especialmente frango, vegetais ou carne bovina.

  • As sopas que não combinam com você são as de tomate , excessivamente ácidas, ou as que contêm laticínios, que aumentam a produção de muco.

Prove uma colher de mel

Tome como se fosse um doce . Deixe-o sentar-se na parte de trás de sua boca. O mel é um antisséptico eficaz , ou seja, ajuda a combater doenças infecciosas, destruindo os micróbios que as causam.

  • Lembre-se que crianças menores de um ano não podem tomar mel, pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum que causa botulismo em bebês.

Coloque um pano quente

Além de serem extremamente agradáveis , alguns panos quentes podem melhorar a circulação na garganta e ajudar a desinchar.

Umedeça um pano com água quente , torça-o e coloque-o sobre a garganta para fazer efeito.

  • O calor fará com que seus vasos sanguíneos se dilatem e ajudem seus músculos a relaxar, o que reduzirá a dor.

Use um umidificador

A umidade ajudará a aliviar o desconforto, mas o dispositivo escolhido deve ser um dispositivo de névoa fria.

É fundamental que você cuide muito bem de sua limpeza, de sua manutenção, para que os microrganismos nunca se concentrem no interior.

  • Se você não tiver um, pode fazer vapores de eucalipto cobrindo a cabeça com uma toalha e tentando respirar pela boca.

Tome um banho ou um banho

É outra maneira de adicionar umidade à garganta . O vapor gerado por um bom banho quente aumentará a umidade do ambiente e da garganta.

  • Você também pode tomar um banho e adicionar algumas ervas e óleos essenciais à água.

Tome um copo de bicarbonato de sódio e limão

Não parece muito atraente ao paladar e, a verdade é que não é. Mas tomar 1 ou 2 copos dessa mistura por dia pode ser muito eficaz para qualquer condição relacionada à garganta e à voz.

  • Tanto o bicarbonato de sódio quanto o limão têm propriedades antibacterianas.

Tente falar um pouco menos

A maneira ideal de se recuperar de uma rouquidão o mais rápido possível é descansar as cordas vocais por pelo menos dois ou três dias. Se você também tentar limpar menos a garganta e respirar pelo nariz e não pela boca, sua recuperação será mais rápida.

  • Evite ir a bares barulhentos ou lugares que o obriguem a levantar a voz para se comunicar.

Use sálvia em infusão ou spray

Um estudo publicado no European Journal of Medical Research mostrou que esta planta, assim como a equinácea, contém substâncias que conseguem acalmar a garganta irritada.

Faça uma infusão, deixe esfriar e lave a garganta. Você não deve recorrer a ele se estiver grávida (pode ser tóxico para o feto).

  • Você também pode comprar sprays bucais à base de sálvia e equinácea. O primeiro agirá em pouco tempo e com o segundo você terá proteção de longo prazo.

Chupar doce de menta

Não importa se são menta, eucalipto, laranja ou limão, a razão pela qual tomar doces alivia a dor de garganta é que a saliva produzida ao chupá-los suaviza a garganta.

  • Se você é diabético, escolha-os sem açúcar.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!