A receita de creme belga é um creme de origem incerta, mas que faz muito sucesso no Brasil. Ele é feito com leite condensado, creme de leite, gemas, leite e amido de milho, e tem uma textura cremosa e um sabor suave e adocicado. O creme belga pode ser usado para rechear bolos, tortas, pavês, sonhos e outras sobremesas, ou simplesmente servido com frutas frescas.
O creme belga é muito fácil de fazer e leva poucos minutos no fogão. Você só precisa misturar os ingredientes em uma panela e cozinhar até engrossar, mexendo sempre para não empelotar. Depois é só deixar esfriar e usar como preferir. Veja a seguir o passo a passo da receita de creme belga:
Ingredientes da receita de creme belga
- 1 lata de leite condensado (395 g)
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
- 3 gemas
- 2 xícaras (chá) de leite (480 ml)
- 2 colheres (sopa) de amido de milho (20 g)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, as gemas peneiradas, o leite e o amido de milho. Misture bem com um fouet ou um batedor de arame até dissolver todos os grumos.
- Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até ferver e engrossar. Cuidado para não deixar queimar no fundo da panela.
- Desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha. Misture bem e transfira o creme para uma tigela.
- Cubra com um filme plástico em contato com a superfície do creme para evitar que forme uma película. Deixe esfriar completamente antes de usar ou guardar na geladeira.
Dicas da receita de creme belga
- Você pode aromatizar o seu creme belga com outros sabores, como canela, limão, laranja ou chocolate.
- Você pode usar o creme belga ainda quente para rechear bolos ou tortas, ou esperar esfriar para usar em pavês ou sonhos.
- Você pode congelar o creme belga por até 3 meses em um recipiente bem fechado. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas e misture bem antes de usar.
- Você pode aproveitar as claras que sobraram da receita para fazer suspiros, merengues ou pudins.