Você já ouviu falar da receita de caldo de ossos? Essa é uma preparação milenar que consiste em cozinhar ossos de animais por várias horas, até extrair todos os seus nutrientes e benefícios.
A receita de caldo de ossos é rico em colágeno, proteínas, minerais e aminoácidos, que são essenciais para a saúde das articulações, dos ossos, da pele, do cabelo, das unhas e do sistema imunológico.
Além disso, a receita de caldo de ossos é um alimento reconfortante, que ajuda a melhorar a digestão, a reduzir a inflamação, a combater infecções e a acelerar a cicatrização. Quer saber como fazer caldo de ossos? Então confira o passo a passo a seguir e descubra como preparar essa receita incrível!
Ingredientes
- 2 kg de ossos de boi, frango, porco ou peixe (preferencialmente com tutano, cartilagem e articulações)
- 4 litros de água filtrada
- 1/4 de xícara de vinagre de maçã
- 2 cenouras picadas
- 2 talos de salsão picados
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho amassados
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Ervas frescas ou secas de sua preferência (opcional)
Modo de preparo
- Coloque os ossos em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 30 minutos, até dourarem. Isso vai ajudar a liberar o sabor e os nutrientes dos ossos.
- Transfira os ossos para uma panela de pressão e cubra com a água filtrada. Adicione o vinagre de maçã, que vai ajudar a extrair o colágeno e os minerais dos ossos.
- Tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 2 horas (se for ossos de boi ou porco) ou 1 hora (se for ossos de frango ou peixe).
- Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Abra a panela e coe o caldo, descartando os ossos e os resíduos. Reserve o caldo em um recipiente de vidro com tampa e leve à geladeira por algumas horas, até que a gordura se solidifique na superfície. Retire a gordura com uma colher e descarte-a ou guarde-a para usar em outras receitas.
- Em uma panela, aqueça o caldo e adicione os legumes, o alho, o louro, o sal, a pimenta e as ervas. Deixe ferver por cerca de 20 minutos, até que os legumes fiquem macios.
- Sirva o caldo de ossos quente, como uma sopa, ou use-o como base para outras receitas, como risotos, molhos, ensopados, etc.
Dicas para a receita de caldo de ossos
- Você pode usar qualquer tipo de ossos para fazer o caldo, mas prefira os que tenham mais tutano, cartilagem e articulações, que são mais ricos em colágeno e nutrientes. Você pode comprar os ossos em açougues, mercados ou pedir para o seu açougueiro separar para você.
- Você pode congelar o caldo de ossos em forminhas de gelo ou em potes de vidro, por até 3 meses. Lembre-se de deixar um espaço vazio no pote, para que o caldo não estoure quando congelar. Para descongelar, basta levar ao fogo baixo ou ao micro-ondas.
- Você pode variar os legumes e as ervas que você usa no caldo, de acordo com o seu gosto e a disponibilidade. Experimente usar cenoura, batata, abóbora, couve, espinafre, salsa, cebolinha, tomilho, alecrim, etc.
Agora que você aprendeu a receita de caldo de ossos, que tal experimentar essa receita hoje mesmo? Você vai se surpreender com o sabor e os benefícios desse prato. Aproveite e compartilhe essa matéria com os seus amigos nas redes sociais e deixe os seus comentários. Bom apetite!