O leitão a pururuca é um prato típico da culinária brasileira, especialmente das regiões Sul e Sudeste, que consiste em um leitão assado inteiro, com a pele crocante e a carne macia e suculenta. O leitão a pururuca é uma das iguarias mais apreciadas em festas e comemorações, pois além de delicioso, é muito bonito e impressiona os convidados. Nesta receita, vamos te mostrar como fazer um leitão a pururuca perfeito, seguindo alguns passos simples. Confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir.
Ingredientes:
- 1 leitão inteiro de cerca de 10 kg, limpo e sem vísceras
- 10 litros de água
- 1 xícara (chá) de sal grosso
- 1/2 xícara (chá) de vinagre
- 4 folhas de louro
- 10 dentes de alho amassados
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1/2 xícara (chá) de banha de porco
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Em uma panela grande, ferva a água com o sal grosso, o vinagre e o louro.
- Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
- Coloque o leitão em uma bacia grande e despeje a água fervida sobre ele, cobrindo-o completamente.
- Deixe o leitão de molho por 12 horas, virando-o de vez em quando, para que a pele fique bem salgada e firme.
- Escorra o leitão e seque-o bem com um pano limpo. Faça furos na pele do leitão com um garfo, para que a gordura saia durante o cozimento.
- Em uma tigela, misture o alho, o óleo, a banha, a farinha, o sal e a pimenta.
- Esfregue essa pasta por todo o leitão, inclusive na cavidade interna. Amarre as pernas e as asas do leitão com um barbante, para que fiquem bem juntas ao corpo.
- Coloque o leitão em uma assadeira grande, com a pele para cima, e cubra-o com papel-alumínio.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 4 horas, ou até que a carne esteja macia e soltando do osso.
- Retire o papel-alumínio e aumente a temperatura do forno para 220°C.
- Asse o leitão por mais 1 hora, ou até que a pele esteja bem dourada e crocante.
- Se necessário, vire o leitão na metade do tempo, para que a pele fique pururucada por igual.
- Retire o leitão do forno e transfira-o para uma travessa grande.
- Decore com frutas, verduras e farofa a seu gosto.
- Sirva em seguida ou mantenha aquecido até a hora de servir.
Dicas para um leitão a pururuca perfeito
O leitão deve ser comprado já limpo e sem vísceras, mas se você preferir, pode fazer isso em casa, retirando os órgãos internos, os olhos, as orelhas e os pelos do leitão. Lave-o bem em água corrente e seque-o com um pano limpo.
O molho de salmoura é essencial para que o leitão fique bem temperado e com a pele crocante. Você pode variar os temperos, adicionando pimenta, ervas, cachaça, suco de laranja, etc. O importante é que o leitão fique de molho por pelo menos 12 horas, para que absorva bem o sabor.
O leitão deve ser assado em forno baixo, coberto com papel-alumínio, para que a carne fique macia e suculenta. Depois, o forno deve ser aumentado e o papel-alumínio retirado, para que a pele fique dourada e pururucada. Você pode usar um termômetro para verificar se o leitão está pronto, espetando-o na parte mais grossa da carne. A temperatura interna deve ser de 70°C.
O leitão a pururuca pode ser servido com vários acompanhamentos, como arroz, feijão, salada, farofa, vinagrete, couve refogada, etc. Você também pode rechear o leitão com farofa, linguiça, bacon, frutas secas, etc., antes de assá-lo, para dar mais sabor e umidade à carne.
O leitão a pururuca é uma receita tradicional e deliciosa, que pode ser feita em ocasiões especiais, como Natal, Ano Novo, aniversários, etc. Com alguns cuidados e paciência, você pode preparar um leitão a pururuca perfeito, com a pele crocante e a carne macia e suculenta, que vai fazer sucesso entre os seus convidados. Experimente e compartilhe sua opinião nos comentários.