Presente no petisco, na bebida, na sobremesa, em forma de pasta e em outras diferentes formas saborosas, o amendoim pode ser inserido em inúmeras combinações. Isso explica sua popularidade mundial, com data, inclusive, para chamar de sua. O Dia do Amendoim é celebrado em 13 de setembro.
Responsável por produzir esses grãos tão amados pelos brasileiros, a Yoki explica três maneiras de preparar o amendoim: em forma de pasta, pralinê e na versão bolo. As sugestões estão entre as mais pesquisadas no Google, no país, quando o assunto é amendoim. Fique por dentro das receitas e comemore a data com opções saborosas e práticas de se fazer!
1 – Pasta de amendoim: quando o tema é amendoim, a pergunta campeã feita pelos internautas no Google é “Como fazer pasta de amendoim”. Para quem imagina que a consistência cremosa da pasta envolva diversos ingredientes e truques, fica aqui uma revelação: a pasta de amendoim é feita tão somente com o amendoim e mais nada! A textura irresistível da pasta se alcança após os grãos serem assados e triturados.
A receita é super simples: abra a embalagem de Amendoim Yoki e despeje os grãos na forma por 10 minutos no forno. Fique de olho para não deixá-los queimar. Abra a tampa do forno durante o preparo e dê uma leve sacudida na forma para melhor cozimento. Deixe esfriar um pouquinho, retire as casquinhas, e coloque no processador até triturar bem. Desligue o aparelho e use uma espátula para puxar para o centro os grãos que estiverem nas laterais. Ligue novamente o processador até que a mistura forme uma pasta. O tempo no processador varia de acordo com o aparelho. Depois de pronto, o céu é o limite para pasta de amendoim, combinação perfeita com chocolate, doce de leite e muitos outros ingredientes.
2 – Amendoim assado e açucarado: outro modo delicioso de petiscar e de grande audiência na web é o amendoim conhecido como “Cri Cri” e “Pralinê”, quando o amendoim ganha uma crosta açucarada. Essa receita com amendoim inclui água e açúcar, tendo como opção uma pitada de canela.
Coloque todo o Amendoim Yoki dentro de um recipiente com duas xícaras de água e duas xícaras de açúcar e uma colher de sopa com canela com fogo alto. Mexa bem. Quando a água começar a formar bolhinhas, diminua a intensidade do fogo para não queimar os grãos. Assim que a água evaporar, o amendoim doce está pronto!
Uma ótima opção para quem quer praticidade sem abrir mão do sabor é o Amendoim Doce Pralinê da Yoki com embalagens 150g e 500g.
3 – Bolo de amendoim: está aí uma sugestão para ir muito além dos tradicionais bolos de chocolate, de cenoura e de morango. Aquela embalagem de amendoim guardada na despensa pode ser o start perfeito para o preparo de uma senhora sobremesa. Confira como preparar o bolo de amendoim:
Bolo de Amendoim
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 10 pessoas
Ingredientes da massa:
● 1 xícara (chá) de açúcar
● 1 xícara (chá) Amendoim Yoki moído e sem pele
● ⅓ de óleo
● 3 ovos
● 1 xícara (chá) de leite
● 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
● 1 colher (sopa) de fermento em pó
● 4 colheres de manteiga (para untar na forma)
Ingredientes da cobertura:
● 1/2 xícara (chá) Amendoim Yoki moído e sem pele
● 1 lata de leite condensado
● 1 caixinha de creme de leite
● 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo: a primeira etapa é triturar o amendoim no processador até virar farelo (reserve uma parte para fazer a cobertura). Despeje os ovos, o óleo, o açúcar e o leite no liquidificador. Coloque essa mistura em um recipiente e vá adicionando aos poucos a farinha, depois os farelos de amendoim e o fermento, sem parar de mexer a colher. Agora coloque essa massa em uma forma própria para bolo já untada com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos. Em paralelo, faça a cobertura da seguinte forma: em uma panela no fogão, leve todos os ingredientes da cobertura (amendoim torrado, leite condensado, manteiga e creme de leite) e misture. Com a cobertura quentinha, despeje sobre o bolo.