Descubra como fazer farinha panko caseira e crocante

Passo a passo fácil para deixar seus pratos ainda mais saborosos

Fonte: Lucas Rosendo

como fazer farinha panko
Foto: Canva

Se você é fã de culinária japonesa ou simplesmente adora pratos crocantes e empanados, certamente já ouviu falar da farinha panko. Essa farinha de rosca japonesa é conhecida por deixar os alimentos mais crocantes e com uma textura especial, e é usada em diversas receitas, desde frango empanado até tempurá de legumes.

Embora seja fácil encontrá-la em supermercados, a farinha panko caseira tem um sabor e uma textura ainda melhores. Além disso, você pode adaptá-la ao seu gosto pessoal, adicionando temperos ou ervas aromáticas. Confira agora como fazer a sua própria farinha panko caseira!

Ingredientes:

  • 4 fatias de pão de forma branco ou integral (sem casca)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de alho em pó
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva (opcional)

Como fazer farinha panko:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Em uma assadeira, disponha as fatias de pão de forma e leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que estejam levemente douradas e secas.
  3. Com as mãos, quebre as fatias de pão em pedaços e coloque-os no processador de alimentos.
  4. Pulse até que se transformem em uma farinha grossa, mas com alguns pedaços maiores.
  5. Em uma tigela, misture a farinha de pão com o sal, o alho em pó, a páprica doce e o orégano.
  6. Se desejar, adicione também uma colher de sopa de azeite de oliva para deixar a farinha mais crocante.

Pronto! Agora é só utilizar a farinha panko caseira em suas receitas preferidas. Você pode usar empanando frango, peixe, legumes e até mesmo em receitas doces, como bolos e biscoitos.

Dicas de como fazer farinha panko:

  • Para uma farinha panko mais crocante, você pode adicionar um pouco de parmesão ralado à mistura de temperos.
  • Se não tiver um processador de alimentos, você pode utilizar um liquidificador ou até mesmo um saco plástico e um rolo de macarrão para quebrar o pão em pedaços.
  • Armazene a farinha panko caseira em um recipiente hermético e mantenha em local seco e fresco. Ela pode durar até 1 mês.

Com essas dicas simples, você poderá preparar a sua própria farinha panko caseira e dar um toque especial aos seus pratos preferidos. Experimente!

Se você quiser fazer mais de uma receita, você pode fazer uma receita de carne assada de panela é uma delícia e combina perfeitamente!

Curtiu nosso conteúdo?

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.