Cuscuz amarelo com muito sabor e fácil de fazer

A culinária nordestina nos deu essa delícia e você vai aprender como fazer!

Fonte: Lucas Rosendo

Cuscuz amarelo
Cuscuz amarelo - Foto: Canva

O cuscuz amarelo é um prato tradicional da culinária nordestina, que consiste em flocos de milho cozidos no vapor, temperados com sal, óleo e açafrão. É uma receita simples, barata e nutritiva, que pode ser servida em qualquer refeição do dia, acompanhada de manteiga, leite, queijo, carne, ovos ou o que mais você preferir. Hoje vamos ensinar como fazer cuscuz amarelo de forma fácil e rápida, seguindo alguns passos básicos.

Ingredientes:

Cuscuz amarelo
Cuscuz amarelo – Foto: Canva
  • 500 g de flocos de milho (fubá ou milharina)
  • 500 ml de água
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açafrão
  • Manteiga para untar

Modo de preparo:

O primeiro passo para fazer o cuscuz amarelo é hidratar os flocos de milho. Para isso, coloque-os em uma tigela grande e adicione a água aos poucos, mexendo com as mãos até formar uma farofa úmida e solta. Deixe descansar por cerca de 15 minutos, para que os flocos absorvam bem a água.

Enquanto isso, prepare a cuscuzeira, que é uma panela especial para cozinhar o cuscuz no vapor. Se você não tiver uma, pode improvisar com uma panela comum e uma peneira ou escorredor de macarrão. Coloque água na panela, até a metade, e leve ao fogo alto. Unte a parte furada da cuscuzeira, ou a peneira, com manteiga e reserve.

Em uma panela pequena, aqueça o óleo e refogue o sal e o açafrão, até dissolverem bem. Despeje essa mistura sobre os flocos de milho hidratados e misture bem, para que fiquem bem amarelinhos.

Coloque os flocos temperados na cuscuzeira, ou na peneira, e espalhe bem, sem apertar. Cubra com uma tampa e encaixe sobre a panela com água fervente. Deixe cozinhar no vapor por cerca de 20 minutos, ou até que o cuscuz fique macio e soltinho.

Cuscuz amarelo
Cuscuz amarelo – Foto: Canva

Desligue o fogo e retire o cuscuz da cuscuzeira, ou da peneira, com cuidado para não se queimar. Coloque em um prato ou travessa e sirva quente ou frio, com os acompanhamentos de sua preferência.

Pronto, o seu cuscuz amarelo está pronto para ser saboreado. Essa receita rende cerca de 6 porções e pode ser guardada na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 3 meses. Você pode variar o sabor do seu cuscuz, adicionando outros ingredientes, como legumes, frutas secas, coco ralado, queijo coalho, linguiça, bacon, etc. Use a sua criatividade e faça o cuscuz do seu jeito. Bom apetite!

O que acrescentar no cuscuz amarelo?

O cuscuz amarelo é um prato típico do Nordeste brasileiro, feito com flocos de milho hidratados e cozidos no vapor. Ele pode ser servido como café da manhã, lanche ou acompanhamento de outras refeições. Mas como deixar o cuscuz amarelo mais saboroso e nutritivo? Aqui vão algumas dicas de ingredientes que você pode acrescentar ao seu cuscuz:

Queijo: O queijo é uma ótima fonte de proteína e cálcio, além de dar um toque cremoso ao cuscuz. Você pode usar queijos mais magros, como cottage ou ricota, ou queijos mais salgados, como coalho ou parmesão. Misture o queijo na massa antes de cozinhar ou coloque por cima depois de pronto.

Cuscuz amarelo
Cuscuz amarelo – Foto: Canva

Ovo: O ovo também é rico em proteína e pode ser adicionado ao cuscuz de várias formas. Você pode cozinhar o ovo junto com o cuscuz na cuscuzeira, fazer um omelete ou um ovo frito para colocar por cima, ou picar um ovo cozido e misturar na massa.

Carnes: As carnes são outra opção de proteína para o cuscuz. Você pode usar carne de sol, frango, carne moída, linguiça, bacon, presunto, atum, sardinha, camarão, entre outros. Cozinhe a carne de sua preferência e tempere a gosto. Depois, desfie ou pique a carne e misture na massa ou coloque por cima do cuscuz.

Essas são algumas sugestões de como incrementar o seu cuscuz amarelo. Mas você pode usar a sua criatividade e experimentar outras combinações. O importante é aproveitar esse prato delicioso e tradicional da culinária brasileira. Bom apetite!

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.