O salmão é um peixe muito apreciado pelos brasileiros, pois além de ser saudável e nutritivo, ele tem um sabor suave e uma textura macia. Ele é rico em ômega 3, uma gordura boa que ajuda no funcionamento do sistema imunológico, na prevenção de doenças cardiovasculares e na saúde da pele e do cabelo. Além disso, o salmão é uma ótima fonte de proteína, vitaminas e minerais.
Mas você sabe como fazer salmão? Neste post, vamos te ensinar a escolher, temperar e assar esse peixe delicioso, que pode ser servido com legumes, arroz, salada ou o que você preferir. Confira as dicas e o passo a passo a seguir!
Como escolher o salmão
Na hora de comprar o salmão, procure sempre os de boa qualidade, seja nas feiras ou no supermercado. Prefira os filés ou o lado inteiro da peça, e corte na parte mais grossa do peixe. Evite os que estiverem com um odor muito forte ou com a carne muito seca.
Se o salmão ainda tiver escamas, elas devem estar brilhantes e firmes. Se ele já estiver sem pele, observe se a carne está úmida e sem manchas. Você também pode optar pelo salmão congelado, mas nesse caso, verifique se ele está bem embalado e sem cristais de gelo.
Como remover a pele e os ossos
Se você comprou o salmão com pele, você pode removê-la facilmente em casa. Coloque o peixe sobre uma tábua de corte e mantenha o lado da pele para baixo. Depois, espalhe sal pela carne, pois assim ele não irá escorregar da sua mão. Segure a parte salgada e corte o espaço entre a pele e a carne, até que o peixe esteja completamente solto da pele.
Você também pode cozinhar o salmão com a pele e retirá-la depois de assado, se preferir. Nesse caso, você pode guardar a pele e utilizar em outras receitas, como chips de salmão ou caldo de peixe.
Depois de tirar a pele, verifique se o salmão tem algum osso. Se tiver, puxe-os para fora com os dedos ou com uma pinça. Faça isso com cuidado e delicadeza, pois a carne do salmão é muito sensível.
Como temperar o salmão
Com o peixe limpo, chegou a hora de temperá-lo! Passe sal e pimenta-do-reino por todas as partes da carne. Você também pode usar ervas frescas ou secas, como tomilho, alecrim, salsinha ou coentro. Outros temperos que combinam bem com o salmão são alho, cebola, mostarda, mel, gengibre e curry.
Para deixar o salmão mais saboroso e suculento, regue-o com vinho branco ou suco de limão. Deixe-o marinar por pelo menos 15 minutos na geladeira antes de assar.
Como assar o salmão
Para assar o salmão no forno, você vai precisar de uma assadeira ou frigideira que possa ir ao forno. Unte-a com um pouco de óleo ou azeite e coloque o salmão temperado. Por cima dele, você pode espalhar legumes picados, como cebola, pimentão, tomate ou ervilha-torta. Polvilhe mais sal e pimenta-do-reino a gosto e regue com mais azeite.
Leve ao forno médio pré-aquecido (200°C) por cerca de 20 minutos ou até que o salmão esteja cozido por dentro e dourado por fora. O tempo pode variar de acordo com a espessura do peixe, por isso, fique de olho e não deixe passar do ponto.
Pronto! Agora você já sabe como fazer salmão de um jeito fácil e delicioso. Sirva com o acompanhamento que você quiser e aproveite essa refeição saudável e saborosa!
Curtiu nosso conteúdo?
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.