O molho pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. A palavra é derivada do verbo italiano “pestare” que quer dizer macerar, ação realizada com o manjericão em um pilão na receita original.
O primeiro registro do molho encontrado até hoje está no livro “Cuciniera Genovese”, de 1863. O molho pesto é feito tradicionalmente de azeite extra virgem, manjericão, pinoli, queijo pecorino e parmesão, sal e alho. Ele pode ser servido em massas, peixes, carnes, saladas, torradas e sanduíches.
Como fazer molho pesto: Passo a passo
O molho pesto é uma receita simples e deliciosa que leva apenas alguns ingredientes: manjericão, alho, queijo parmesão, pinoli (ou nozes) e azeite. Ele tem uma cor verde vibrante e um sabor fresco e aromático que realça qualquer prato. Veja como prepará-lo em casa:
- Lave bem as folhas de manjericão e seque-as com papel toalha. Você vai precisar de cerca de duas xícaras de folhas para fazer uma xícara de molho.
- Descasque os dentes de alho e corte-os ao meio. Você pode usar de dois a quatro dentes, dependendo do seu gosto.
- Rale o queijo parmesão na parte fina do ralador. Você vai precisar de meia xícara de queijo ralado.
- Toste os pinoli (ou nozes) em uma frigideira seca em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficarem dourados e crocantes. Cuidado para não queimar. Você vai precisar de um quarto de xícara de pinoli (ou nozes).
- Coloque as folhas de manjericão, o alho, o queijo e os pinoli (ou nozes) no liquidificador ou no processador de alimentos e bata até formar uma pasta grossa. Você pode adicionar um pouco de sal e pimenta do reino a gosto.
- Com o liquidificador ou o processador ligado, vá adicionando o azeite aos poucos, até obter a consistência desejada. Você vai precisar de cerca de meia xícara de azeite.
- Transfira o molho para um pote de vidro com tampa e guarde na geladeira por até uma semana ou no freezer por até três meses.
- Sirva o molho pesto com massas cozidas al dente, saladas verdes ou torradas crocantes. Você também pode usar o molho como base para pizzas, sanduíches ou patês.
Pronto! Agora você sabe como fazer um molho pesto caseiro e delicioso. Experimente e compartilhe a sua opinião nos comentários. Bom apetite!
Curtiu nosso conteúdo?
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.