Você sabe como fazer kombucha? Essa é uma bebida fermentada, feita a partir do chá adoçado e de uma cultura de bactérias e leveduras, chamada de SCOBY (sigla em inglês para colônia simbiótica de bactérias e leveduras). O kombucha é uma bebida milenar, originária da China, mas que se espalhou pelo mundo, graças aos seus benefícios para a saúde e ao seu sabor refrescante e levemente ácido.
Neste guia, vamos ensinar como fazer kombucha em casa, de forma simples e segura, usando ingredientes que você pode encontrar facilmente. Você vai aprender a receita básica, que leva chá preto, açúcar e SCOBY, e também algumas dicas para personalizar o seu kombucha, adicionando frutas, ervas, especiarias e outros sabores. Confira!
Ingredientes
Para fazer kombucha, você vai precisar de:
- 3 litros de água filtrada
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado
- 4 colheres (sopa) de chá preto (ou 8 saquinhos)
- 1 xícara (chá) de kombucha pronto (ou vinagre de maçã)
- 1 disco de SCOBY (você pode comprar pela internet ou conseguir com alguém que já faça kombucha)
- 1 pano de prato limpo
- 1 elástico
- 1 jarra de vidro grande e esterilizada (capacidade de 4 litros)
Modo de preparo
Siga o passo a passo de como fazer kombucha:
- Ferva a água em uma panela grande e adicione o açúcar, mexendo até dissolver.
- Desligue o fogo e acrescente o chá preto. Deixe em infusão por 10 minutos e coe.
- Deixe o chá esfriar completamente.
- Transfira o chá para a jarra de vidro e adicione o kombucha pronto (ou vinagre de maçã). Isso vai ajudar a acidificar o meio e evitar a contaminação por micro-organismos indesejados.
- Com as mãos limpas, coloque o disco de SCOBY sobre o chá, com o lado liso para cima. Se ele afundar, não se preocupe, ele vai subir depois.
- Cubra a boca da jarra com o pano de prato e prenda com o elástico. Isso vai permitir a entrada de ar, mas impedir a entrada de insetos e poeira.
- Deixe a jarra em um local escuro, seco e arejado, longe de fontes de calor e de odores fortes.
- O ideal é que a temperatura ambiente fique entre 20°C e 30°C.
- Deixe o kombucha fermentar por 7 a 15 dias, dependendo do seu gosto. Quanto mais tempo, mais ácido e menos doce ele vai ficar.
- Você pode provar o kombucha com uma colher ou um canudo, sem mexer no SCOBY.
- Quando o kombucha estiver do seu agrado, retire o SCOBY com cuidado e reserve em um recipiente de vidro com um pouco de kombucha, para usar na próxima leva. Você pode guardar o SCOBY na geladeira por até um mês, ou congelar por até seis meses.
- Se você quiser, pode saborizar o seu kombucha, adicionando frutas picadas, sucos, extratos, ervas, especiarias, gengibre, mel, etc.
- Use a sua criatividade e experimente diferentes combinações.
- Coloque o kombucha saborizado em garrafas de vidro com tampa e deixe fermentar por mais 2 a 5 dias em temperatura ambiente, para que ele fique gaseificado.
- Depois, leve à geladeira e consuma em até um mês.
Dicas de como fazer kombucha
- O chá preto é o mais usado para fazer kombucha, mas você pode variar e usar outros tipos de chá, como verde, branco, mate, hibisco, etc. Evite os chás aromatizados, pois eles podem interferir na fermentação e no sabor do kombucha.
- O açúcar refinado é o mais indicado para fazer kombucha, pois ele é facilmente consumido pelas bactérias e leveduras. Você pode usar outros tipos de açúcar, como mascavo, demerara, orgânico, etc., mas o resultado pode variar. Não use adoçantes artificiais, pois eles não alimentam o SCOBY.
Agora que você já sabe como fazer kombucha, que tal experimentar essa receita caseira e natural da bebida probiótica? Você vai se surpreender com o resultado e se deliciar com o sabor. O kombucha é uma bebida que pode ser feita de diversas formas e sabores, de acordo com o seu gosto e o da sua família. Aproveite!