A carne bovina é o tipo de carne mais consumida em todo o mundo e para você que quer aprender como fazer contra filé, para você aproveitar tudo em um dos cortes de carne mais saboroso que tem!
No entanto, para fazer um bom contrafilé, é preciso seguir algumas dicas e cuidados, para que a carne não fique dura, seca ou sem gosto. Neste guia completo, vamos ensinar como fazer contrafilé passo a passo, com truques para deixar a carne macia e saborosa. Confira!
Ingredientes para fazer contrafilé
Para fazer contrafilé, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de contrafilé em bifes grossos (cerca de 2 cm de espessura)
- 4 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo ou manteiga
- 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco (opcional)
- Salsinha picada para decorar (opcional)
Como fazer contra filé
Para preparar o contrafilé, siga os seguintes passos:
- Tempere os bifes de contrafilé com o alho, o sal e a pimenta-do-reino, esfregando bem os temperos na carne.
- Deixe marinar por pelo menos 30 minutos, para que a carne absorva o sabor.
- Aqueça uma frigideira grande e grossa em fogo alto e adicione o óleo ou a manteiga.
- Quando estiver bem quente, coloque os bifes de contrafilé, um de cada vez, e sele por cerca de 3 minutos de cada lado, até que fiquem dourados e com uma crosta crocante.
- Não mexa nos bifes enquanto eles selam, para que não soltem água e não cozinhem demais.
- Transfira os bifes selados para uma travessa e cubra com papel-alumínio, para que não esfriem e não percam o suco.
- Repita o processo com os demais bifes, adicionando mais óleo ou manteiga se necessário.
- Na mesma frigideira, sem lavar, adicione o vinho tinto e raspe o fundo com uma espátula, para soltar os resíduos da carne.
- Deixe ferver em fogo médio, até que o molho reduza e engrosse um pouco.
- Se quiser, você pode adicionar mais sal e pimenta, ou outros temperos de sua preferência, como mostarda, molho inglês, ervas, etc.
- Sirva os bifes de contrafilé regados com o molho de vinho e decorados com salsinha picada, se desejar.
- Você pode acompanhar com arroz, batata, salada, farofa, ou o que mais gostar.
Dicas de como fazer contra filé perfeito
- Você pode escolher o ponto da carne de acordo com o seu gosto, mas o ideal é que o contra filé não fique muito passado, para que não perca a maciez e a suculência. O ponto ideal é o mal passado ou ao ponto, que tem o interior rosado e suculento.
- Para saber o ponto da carne, você pode usar um termômetro culinário, que deve marcar entre 50°C e 60°C para o mal passado, e entre 60°C e 70°C para o ao ponto. Outra forma é pressionar a carne com o dedo: se ela estiver firme e elástica, está mal passada; se estiver firme e resistente, está ao ponto; se estiver dura e seca, está bem passada.
- Para que o contra filé fique macio, é importante cortar a carne contra as fibras, ou seja, na direção perpendicular às linhas que se formam na superfície da carne. Isso facilita a mastigação e a digestão da carne, além de deixá-la mais saborosa.
Agora que você aprendeu como fazer contra filé, que tal experimentar essa receita em casa e impressionar a sua família e os seus convidados? Essa é uma ótima forma de aproveitar os benefícios da carne vermelha, que é rica em proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
Se você gostou de aprender como fazer contra filé, compartilhe com os seus contatos nas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. E se você quer aprender mais receitas deliciosas e fáceis de fazer, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!