O arroz parboilizado é aquele que passa por um tratamento hidrotérmico antes de ser descascado e polido. Esse tratamento consiste em imergir o arroz em casca em água quente e depois cozinhá-lo no vapor.
Esse processo faz com que parte dos nutrientes da casca e do farelo sejam transferidos para o endosperma, que é a parte branca do grão. Assim, o arroz parboilizado preserva mais vitaminas e minerais do que o arroz branco comum.
Como fazer arroz parboilizado?
O modo de preparo do arroz parboilizado é muito semelhante ao do arroz branco comum. A única diferença é a quantidade de água utilizada, que deve ser um pouco maior para o arroz parboilizado. Veja o passo a passo a seguir:
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz parboilizado
- 2 ½ xícaras (chá) de água
- ½ cebola picada
- 1 colher (sopa) de azeite ou óleo
- 1 folha de louro
- ½ colher (chá) de sal
Modo de preparo:
- Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.
- Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite ou óleo e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar.
- Junte o louro, o arroz e misture bem. Meça 2 ½ xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture e aumente o fogo para médio. Não mexa mais.
- Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
- Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir, para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor.
- Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva quente.
Dicas para um arroz parboilizado perfeito:
- Você pode usar o tipo de arroz parboilizado que preferir, mas recomendamos o arroz parboilizado tipo 1, que é o mais comum e fácil de encontrar nos supermercados.
- Você pode variar os temperos de acordo com o seu gosto e criatividade. Você pode usar alho, cenoura, ervilha, milho, salsinha, cebolinha, curry, açafrão, entre outros.
- Você pode servir esse arroz com qualquer tipo de carne, peixe, frango, legumes, saladas ou o que mais desejar.
Quais os benefícios desse arroz?
O arroz parboilizado tem alguns benefícios em relação ao arroz branco comum. Veja alguns deles:
- Ele é mais rico em vitaminas do complexo B, que são importantes para o metabolismo energético, a saúde do sistema nervoso e a formação das células sanguíneas.
- Ele é mais rico em minerais como ferro, zinco e magnésio, que são essenciais para a produção de hemoglobina, a defesa imunológica e a contração muscular.
- Ele tem um menor índice glicêmico, ou seja, ele eleva menos a glicose no sangue após o consumo. Isso é benéfico para quem tem diabetes ou quer controlar o peso.
- Ele tem uma maior quantidade de fibras, que ajudam na digestão, na saciedade e na prevenção da constipação intestinal.
Gostou dessa receita? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo contando o que achou.