Você sabia que a maçã do amor é uma invenção paulistana? O catalão José Maria Farre Angles desembarcou com a família no Brasil em 1954 e, cheio de dificuldades, criou o doce no ano seguinte para conseguir sobreviver. As maçãs eram abundantes no país, e o que Angles fez foi cobri-las com uma calda vermelha cristalizada.
E como muita gente tem dificuldade de preparar certos tipos de receitas, hoje vou te ensinar como fazer a calda da maçã do amor de uma forma bem simples e fácil, com um sabor envolvente e cativante.
Essa receita não tem nenhuma dificuldade e quando você aprende como fazer a calda da maçã do amor, vai procurar outros tipos de receita para se aventurar um pouco mais na cozinha com alguns pratos deliciosos.
Origem da Maçã do amor
A origem é atribuída à Ásia, onde hoje ainda podemos encontrar florestas inteiras de macieiras, e uma análise recente ao seu ADN indica que a origem da macieira selvagem (Malus Sylvestris) seja nas montanhas do Cazaquistão.
INGREDIENTES
- 500 gr de açúcar
- 500 ml de água
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
- Corante alimentício vermelho (pó ou líquido) a gosto
- 5 unidades de maçã
COMO FAZER A CALDA DA MAÇÃ DO AMOR
- Lave e seque as maçãs depois espete-as com o palito.
- Tem que estar firme para não soltar quando for caramelizar.
- Depois passe um pouco de óleo em um prato ou uma fôrma dependendo de quantas maçãs você for fazer.
- Para o preparo da calda: coloque todos os ingredientes dentro da panela sem usar nenhuma colher para não açucarar a calda, para misturar mexa apenas com o cabo da panela.
- É importante lembrar também que não se deve mexer com a colher para não quebrar o ponto da calda.
- Ligue o fogo em temperatura alta e espere ferver, quando estiver fervendo e engrossando, mude para o fogo médio e mantenha por mais aproximadamente 25 minutos.
- Quando toda água estiver reduzida e a calda estiver grossinha, mergulhe a ponta de um dos palitos de sorvete e pingue dentro de um copo com água gelada, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre o prato ou fôrma untada.
- Seja pratico(a) e rápido(a), tente ir mergulhando as maçãs o mais breve possível, pois a calda vai endurecendo com o passar do tempo.
Agora que você aprendeu como fazer a calda da maçã do amor de uma forma bem simples e sem utilizar muitos ingredientes, você vai querer experimentar outras receitas e vai se aventurar ainda mais na cozinha.
Experimente preparar uma deliciosa receita de banoffee para combinar com essa deliciosa receita e fazer seus dias ficarem ainda mais gostosos!
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!