Fazer Água aromatizada é a coisa mais fácil que podemos fazer, mesmo que sejamos um desastre na cozinha e tenhamos pouca imaginação. Claro, tecnicamente nenhuma fruta vale a pena, apenas aquelas que têm um bom suco. De qualquer forma, vamos ensinar o método infalível para fazer água com sabores 100% naturais e saudáveis.
É bem sabido que os sucos que eles vendem nas lojas são concentrados e cheios de açúcares, além disso, mesmo aqueles sucos que afirmam ser 100% naturais e têm baixos níveis de açúcar e altas porcentagens de frutas frescas são uma má opção.
Hoje vamos aprender a fazer um tipo de suco, mas onde o ingrediente principal é a água, para ser mineral ou água filtrada. Não precisa ser engarrafada em plástico, pois isso economiza resíduos para o meio ambiente. Podemos usar um jarro de filtro como o Brita’s ou tantos jarros de filtro que vendem na Amazon e em grandes supermercados.
Outra opção é dar um passo adiante e usar uma cabeça de grito que filtre a água diretamente. Atualmente existem muitas marcas, mas certamente vimos algumas no Instagram. É uma opção muito boa com a qual economizamos dinheiro e ganhamos em saúde.
Ficando claro que a água de qualidade é essencial nesta receita, entraremos totalmente em todo o resto. Vamos explicar que tipo de frutas podemos usar para fazer essas receitas, como seguir a água aromatizada e como mantê-la na geladeira por vários dias.
Melhores frutas para fazer água com sabores
Agora vamos ver quais são as melhores frutas que podemos usar para criar um bom jarro de água com sabores. É uma ótima ideia para nossos filhos beberem frutas, se refrescarem nos verões, aumentarem nossos níveis nutricionais, variarem um pouco, etc.
Existem muitos tipos de frutas e até vegetais que podemos usar para nossa água aromatizada, mas não é bom exagerar na mistura, já que poderíamos estragar o resultado. Podemos misturar 3 frutas com ervas aromáticas ou 2 frutas, um vegetal e usar tempero aromático, etc.
Algumas misturas interessantes são as seguintes:
- Limão.
- Coco.
- Laranja e hortelã.
- Pêra e canela.
- Melancia e hortelã.
- Amoras e kiwis.
- Pepino, cenoura e hortelã.
- Pêra, kiwi e maçã.
- Limão, laranja e gengibre.
- Pepino, limão e hortelã.
- Melão, kiwi e hortelã.
- Melão, laranja e limão.
- Melão com melancia e hortelã.
- Pepino com melancia e hortelã.
- Abacaxi, mamão, manga e hortelã.
- Abacaxi, uvas e framboesas.
- Uvas, melão e limão.
- Melancia, limão e alecrim.
- Morangos, kiwi e melancia.
- Melancia com manjericão.
- Toranja, limão e limão.
- Toranjas e morangos.
- Toranja, uvas e pêra.
- Framboesa, limão e hortelã.
- Framboesas, morangos e limão com hortelã.
- Amoras, framboesas, morangos e folhas de hortelã.
- Maçã e canela.
- Maçã, ameixa, mirtilos e hortelã.
- Amoras, morangos, mirtilos e manjericão
- Maçã, pêra e canela.
- Cenoura, romã e beterraba.
- Cenoura com maçã, limão e gengibre.
- Pêssego, banana e maçã.
- Laranja e mirtilos.
Existem inúmeras combinações, mas todas elas têm um truque que explicaremos na próxima seção e na própria receita.
Como obter água com sabores
Não, não se trata de despejar água em um copo e colocar 2 fatias de limão, há um processo por trás disso conhecido como envasamento e quanto mais horas passarem, melhor será o sabor que nossa água com frutas e vegetais terá.
Bem, o que temos que fazer é usar um jarro ou algum tipo de recipiente com uma tampa hermética para introduzir a água filtrada e a combinação de frutas, vegetais e ervas aromáticas que queremos e para que os sabores sejam bem absorvidos na água, você tem que armazenar essa mistura por cerca de 12 horas na geladeira.
Quanto mais horas passarem, mais sabor terá e melhor os ingredientes terão se estabelecido. Você tem que ter muito cuidado com a mistura de frutas. Por exemplo, na seção anterior, demos inúmeras ideias, mas quase melhores para adaptá-las aos nossos gostos e necessidades. O que não recomendamos é experimentar demais, já que, se misturarmos, por exemplo, coco e mamão, pode ser bom, mas com maceração, a intensidade de ambos os sabores podemos não gostar muito.
Sim, é verdade que podemos usar um jarro e derramar água, gelo, fatias de limão e um pouco de tempero aromático, e essa bebida será refrescante, saborosa e nutritiva, mas se respeitarmos o processo de maceração, o resultado será infinitamente melhor.
Como conservar água com sabores
Aqui temos boas notícias, e isso é que, ao contrário de outras receitas, a água aromatizada que trazemos hoje dura na geladeira por até 7 dias. Depois de saber que há um processo de maceração, tudo pode ser armazenado novamente em um recipiente hermético e usado por até um máximo de 7 dias.
Recomendamos não adicionar adoçante, xaropes ou açúcares ao recipiente, apenas ao copo que vamos beber, pois isso pode estragar os sabores enquanto é mantido na geladeira.
Vamos nos lembrar de usar um recipiente de vidro, não apenas porque é mais higiênico, mas porque preserva melhor a comida e a mantém fria. Também recomendamos não abrir e fechar o barco ou reutilizar talheres ou outros utensílios, ou beber diretamente com a boca. Tudo isso pode levar à contaminação e indigestão de alimentos e outros problemas gastrointestinais e de saúde.
Sempre recomendamos não fazer muita comida, mas fazer apenas o suficiente para não produzir resíduos alimentares e não ocupar a geladeira com tupperware e recipientes. A coisa boa sobre esta receita é que todos podem comê-la, desde crianças que ficam entediadas com água até idosos que procuram beber algo diferente de apenas água.
Claro, você tem que ter cuidado com as misturas, já que muitas são muito ácidas e podem causar certas incompatibilidades estomacais em pacientes com problemas digestivos, problemas bucais e afins. Possíveis alergias também devem ser levadas em conta, já que, se as visitas domiciliares chegarem, é melhor não experimentar muito ou perguntar anteriormente.