Terremoto de 4,5 graus atinge Poconé, Mato Grosso

Moradores relatam tremor breve e intenso; especialistas descartam risco maior

Fonte: CenarioMT

Terremoto de 4,5 graus atinge Poconé, Mato Grosso

Um terremoto de magnitude 4,5 na Escala Richter foi registrado na manhã deste sábado (1º) em Poconé, município localizado a 104 km de Cuiabá, conforme informações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O abalo sísmico ocorreu por volta das 5h e teve curta duração, sendo sentido por diversos moradores da região.

O comerciante Deni Geloni descreveu o momento do tremor: “Conversei com o pessoal, vizinhos e todos sentiram. Durou uns três ou quatro segundos, foi rápido mas forte e balançou tudo!”.

De acordo com o professor Marcelo Peres Rocha, do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), o evento ocorreu em uma das regiões sísmicas do Brasil, mas não há motivo para alarde. “Essa região do Pantanal é uma área de afinamento litosférico, o que facilita a liberação de esforços acumulados pelos processos tectônicos. Apesar disso, não estamos em uma borda de placa, onde terremotos de maior magnitude ocorrem”, explicou.

O último tremor de terra registrado em Mato Grosso ocorreu em Ribeirão Cascalheira, no dia 24 de abril de 2024, com magnitude 3,2. Historicamente, o estado já foi palco de sismos significativos. Em 1955, um dos maiores terremotos registrados no Brasil aconteceu na região da Serra do Tombador, 370 km ao norte de Cuiabá, atingindo magnitude 6,2 na Escala Richter, conforme dados do Serviço Geológico do Brasil.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, abalos sísmicos de baixa intensidade são comuns e geralmente não causam danos significativos. O tamanho relativo dos sismos é chamado de magnitude, medida pela Escala Richter, criada em 1935 por Charles Richter.

Até o momento, não há registros de danos materiais ou vítimas em decorrência do tremor em Poconé. As autoridades locais seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a calma.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais.