A cidade de São Paulo registrou neste sábado (11) uma grande fila na porta de um shopping na região da Avenida Paulista neste primeiro fim de semana de reabertura para o público das praças de alimentação, e também do horário ampliado de atendimento dos shoppings, que passaram a abrir 6h por dia.
O flagrante da fila foi registrado por volta das 16h na porta do shopping Pátio Paulista, que fica na esquina da Avenida Paulista com a Praça Oswaldo Cruz, na região do Paraíso. A fila dobrava o quarteirão do início da operação no estabelecimento.
Assim como os bares, restaurantes e salões de beleza, as praças de alimentação dos shoppings também tiveram autorização da prefeitura da capital para retomarem o atendimento público na fase amarela do Plano SP de flexibilização da economia, do governo do estado.
Pelo protocolo assinado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) no último dia 4 de julho, as praças de alimentação têm o horário de funcionamento atrelado ao dos shoppings, que estão autorizados a funcionar das 6h às 12h ou das 16h às 22h. Já nos bares e restaurantes fora dos shoppings, o horário de funcionamento também é de 6h por dia, mas as portas precisam ser fechadas até as 17h.
Apesar disso, o setor de alimentação dentro dos shoppings centers da capital precisam seguir as mesmas orientações de higiene e distanciamento dos estabelecimentos de rua.
Entre as normas sanitárias que precisam ser cumpridas por todos os estabelecimentos de alimentação e bebidas, dentro ou fora dos shoppings, estão:
- Ocupação máxima de 40% da capacidade do estabelecimento;
- Distância de 2 metros entre as mesas e de 1,5 metro entre as pessoas;
- Máximo de 6 pessoas por mesa;
- Proibição de consumo nas calçadas;
- Atendimento deve ser feito apenas para clientes sentados;
- Uso obrigatório de máscaras por clientes e funcionários no estabelecimento. (Apenas quando estiver sentado em sua mesa, o cliente poderá deixar de utilizar a máscara);
- Proibição de aglomerações;
- Disponibilizar álcool gel para higienização das mãos;
- Barreiras de acrílico devem ser instaladas nos caixas e balcões de alimentos;
- Temperos e condimentos devem ser fornecidos em sachês;
- Cardápios deverão ser disponibilizados digitalmente ou em quadros na parede;
- Funcionários devem usar máscaras, viseiras de acrílico e luvas;
- Pratos, copos e talheres devem ser higienizados;
- Guardanapos de tecido estão proibidos;
- Ambiente deve ser submetido a um intenso processo de limpeza;
- Funcionários que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem ser testados;
- Apoio a colaboradores com dependentes no período em que creches e escolas estiverem fechadas.