A chegada de uma nova frente fria ao Sul do país contribui para a formação de um novo ciclo na costa brasileira esta semana, derrubando as temperaturas e causando chuva à maior parte das regiões do país.
Com exceção do Centro-Oeste do Matopiba, região que compreende o interior de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a previsão é de precipitações entre 30 e 50 milímetros ao longo dos próximos dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em nota, a Climatempo alerta que o novo ciclone não deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou sobre o Sul do país, mas que há previsão de rajadas de vento com velocidades entre 40 e 60 quilômetros por hora sobre a maior parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias, especialmente entre quarta e quinta-feira.
“Na quinta (27/7) e sexta (28/7), com afastamento do ciclone para o mar e o avanço da frente fria, o Rio Grande do Sul volta a ficar com tempo mais estável. Nesses dias, a chuva ganha mais intensidade no litoral do Paraná e de Santa Catarina, onde o tempo fica mais fechado com chuva moderada ao longo do dia”, aponta o boletim da Climatempo.
No Norte e Nordeste do país, os volumes de chuva mais significativos estão previstos para o litoral da Bahia, especialmente entre o Recôncavo Baiano e o Baixo Sul, onde podem ser registrados acumulados entre 40 e 60 milímetros, chegando a 100 milímetros em alguns casos, segundo alerta do Inmet.
Em São Paulo, o tempo continua seco no início da semana, ganhando umidade com o avanço da frente fria a partir de quinta-feira. Embora na capital e expectativa seja de máximas em torno de 24°C para o final desta semana, em algumas cidades do interior os termômetros continuarão com máximas entre 26 e 28°C.