A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso, realizou uma operação de combate à extração ilegal de madeira na Reserva Estadual do Tucumã, em Colniza, entre os dias 8 e 21 de dezembro. A ação, que faz parte da Operação Amazônia, teve como objetivo proteger a unidade de conservação e coibir atividades ilegais na região.
Durante a fiscalização, a equipe da Sema e policiais militares encontraram uma estrada bloqueada por árvores abatidas, indicando a tentativa de impedir o acesso à área. No local, foram apreendidos diversos equipamentos utilizados para a extração ilegal de madeira, como motosserras, tratores e pá-carregadeira.
Devido à dificuldade de acesso e remoção dos equipamentos, e para garantir a segurança da equipe de fiscalização, os materiais foram inutilizados no local. Essa prática é autorizada pelo Ministério Público Estadual em casos de áreas de difícil acesso e quando a remoção dos equipamentos pode oferecer riscos à segurança.
“A destruição dos equipamentos é uma medida extrema, mas necessária para coibir a atividade ilegal e proteger o meio ambiente”, afirmou [nome do responsável pela operação na Sema]. “A Reserva Estadual do Tucumã é um patrimônio natural de grande importância para o estado e precisamos garantir sua preservação para as futuras gerações.”
A operação também contou com a utilização de imagens de satélite para identificar áreas de desmatamento e orientar as ações de fiscalização. A Sema ressalta a importância da integração entre os órgãos ambientais e de segurança pública para o combate aos crimes ambientais.