Rio adota aplicativo para conter roubos de celulares

O governo fluminense lançou uma ferramenta para facilitar o bloqueio de aparelhos roubados e apoiar a segurança pública.

Fonte: CenárioMT

Rio adota aplicativo para conter roubos de celulares
Rio adota aplicativo para conter roubos de celulares - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo do Rio de Janeiro apresentou nesta terça-feira (1º) o Celular Seguro RJ, aplicativo criado para combater o roubo e furto de celulares. A plataforma permite registrar e consultar o IMEI — número único do aparelho — em um só local, verificando restrições junto às bases policiais e à Anatel. A medida busca agilizar o bloqueio de aparelhos roubados e coibir sua revenda ilegal.

O governador Cláudio Castro destacou que os celulares concentram dados pessoais e financeiros, tornando seu roubo uma ameaça importante à segurança da população. Já o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, explicou que o app é atualizado em tempo real pelas delegacias, permitindo ao cidadão checar restrições logo ao adquirir um telefone.

Operação Rastreio intensifica combate

No mesmo dia, a Polícia Civil realizou o “Dia D” da Operação Rastreio, voltada para reprimir roubo, furto e receptação de celulares. Foram 53 pessoas presas e 453 aparelhos apreendidos até o início da tarde. Desde maio, cerca de 2,3 mil celulares foram recuperados, atacando diretamente a rede criminosa responsável por esses crimes.

As ações ocorreram em centros comerciais populares na capital e na região metropolitana. Pessoas notificadas sobre a compra de aparelhos irregulares tiveram 72 horas para devolvê-los. Mais de 3 mil cidadãos entregaram seus dispositivos para evitar responsabilização criminal. Em um levantamento, 1.094 pessoas compareceram a delegacias, resultando na devolução de 934 aparelhos, já que muitos afirmaram não estar mais com os dispositivos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]