Cerca de 13 bilhões de libras (R$ 80,9 bilhões) estão prestes a perderem valor no Reino Unido, divulgaram os Correio do país à imprensa. Isto acontecerá por uma substituição do modelo das cédulas de 20 e 50 libras, que podem ser utilizadas até 30 de setembro.
Segundo o veículo britânico The Sun, a população do país poderá levar as cédulas antigas a qualquer banco do país, agência dos Correios ou ao Banco da Inglaterra para realizar a troca sem qualquer tipo de encargo.
De acordo com o diretor bancário dos Correios do Reino Unido, Martin Kearsley, parte da população guarda as notas em casa, ao invés de realizar depósitos bancários.
“Ainda existem bilhões de libras em cédulas de 20 e 50 escondidas em lugares comuns e incomuns em que as pessoas estocam dinheiro em casa”, comentou Kearsley. “Meu conselho é tirar um tempo nas férias de verão [do hemisfério norte] e checar se tem qualquer nota de papel”.
Os britânicos que não usarem as antigas notas de 20 e 50 libras até o dia 30 de setembro ainda poderão depositar as cédulas em bancos para realizar a troca, sem perder o valor.